NOVA BEBÊ RENA?
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Owen Cooper em cena de Adolescência, nova minissérie britânica que conquistou público da Netflix
A Netflix parece ter encontrado sua nova Bebê Rena (2024). A britânica Adolescência, lançada na última quinta (13), conquistou o público no boca a boca, se tornou a série mais vista da semana e por pouco não roubou o trono geral de The Electric State. O filme dos irmãos Russo, com orçamento estimado em US$ 320 milhões (R$ 1,8 bilhão, na cotação atual), prometia ser um novo fenômeno, mas acabou decepcionado.
Adolescência acompanha Jamie Miller (Owen Cooper), um garoto de 13 anos que é acusado de envolvimento em um crime chocante. Com gravações em plano-sequência, a série conquistou a crítica e alcançou 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O formato imersivo e o roteiro afiado foram suficientes para transformar a produção em um sucesso no streaming, sem depender de grandes efeitos especiais ou de um elenco repleto de estrelas de Hollywood.
Enquanto isso, The Electric State, dirigido pelos irmãos Russo e estrelado por Millie Bobby Brown e Chris Pratt, teve um destino diferente. Por causa de seu altíssimo custo --é o longa mais caro da história da Netflix--, a ficção científica estreou cercada de grandes expectativas, mas não convenceu. A recepção da crítica foi desastrosa, com apenas 14% de aprovação no Rotten Tomatoes, e os números de audiência ficaram muito abaixo do esperado para um investimento desse porte.
Em sua semana de estreia, o filme registrou 25,2 milhões de visualizações --um número modesto, se considerado o seu orçamento. Já Adolescência, que foi produzida com muito menos dinheiro, alcançou 24,3 milhões de visualizações, provando que uma boa narrativa pode ser tão ou mais impactante que um blockbuster bilionário.
A situação de The Electric State reforça um padrão que a Netflix já deveria ter percebido: nem sempre um orçamento gigantesco se traduz em sucesso de público. Nos últimos anos, filmes como Bird Box (2018) e O Resgate (2020), ambos com orçamentos abaixo de US$ 70 milhões (R$ 397 milhões), alcançaram números de visualização superiores aos de produções mais caras.
Bird Box, por exemplo, registrou mais de 89 milhões de visualizações nos primeiros 28 dias --um feito impressionante para um filme de suspense psicológico sem explosões ou efeitos especiais exorbitantes.
Outras produções estreladas pela mesma Millie Bobby Brown também se saíram melhor, provando que o problema não é a atriz. Enola Holmes 2 (2022) teve 32 milhões de visualizações no primeiro fim de semana, enquanto Donzela (2024) conseguiu 35 milhões de espectadores.
The Electric State, com seu orçamento fora de controle, não conseguiu gerar o mesmo impacto e dificilmente terá um retorno à altura. Bola fora dos irmãos Russo e uma grande dor de cabeça para a Netflix.
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