Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Análise | Teledramaturgia

Triângulo amoroso, humor e inteligência explicam sucesso de Totalmente Demais

Renato Rocha Miranda/TV Globo

Fábio Assunção e Marina Ruy Barbosa em Totalmente Demais, que termina segunda (30) - Renato Rocha Miranda/TV Globo

Fábio Assunção e Marina Ruy Barbosa em Totalmente Demais, que termina segunda (30)

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 28/5/2016 - 7h55

Maior audiência da Globo atualmente, Totalmente Demais começou despretensiosa, com a atualização de um conto de fadas, o da Gata Borralheira, mais do que conhecido. Aos poucos, a novela das sete foi ganhando público, o que culminou no seu esticamento em duas semanas e na decisão da emissora de mexer na tradicional grade e exibir seu último capítulo em uma segunda-feira, além de um spin off na internet, a websérie Totalmente Sem Noção Demais, na qual um dos núcleos da história ganhará sobrevida.

O estouro de Totalmente Demais não é em vão. Veja cinco razões que explicam o sucesso da novela das sete:

Tata Barreto/TV Globo

Marina Ruy Barbosa viveu a típica menina pobre que sobe na vida em Totalmente Demais

Melodrama clássico

A história da menina pobre que sobe na vida não é novidade alguma, mas foi exatamente nesse mote batido que a novela teve o seu trunfo maior. Rosane Svartman e Paulo Halm, os autores, souberam destacar as agruras de Eliza (Marina Ruy Barbosa), a mocinha, com tintas frescas para os dias atuais e não perderam a estrutura clássica do folhetim, com ganchos e histórias bem amarradas, contadas de forma cativante.

Artur Meninea/Tv globo

Carolina, personagem de Juliana Paes em Totalmente Demais, ganhou força na trama

Romance

Há tempos não se via o público tão dividido sobre o final de uma mocinha de novela, um sinal claro de que a audiência conquistada foi além da frieza dos números de Ibope. A torcida ficou entre Artur (Fabio Assunção) e Jonatas (Felipe Simas) na disputa pelo coração de Eliza, mobilizando as redes sociais. De quebra, outra personagem saiu ganhando, a vilã Carolina (Juliana Paes), humanizada ao longo da trama.

estevam avellar/tv globo

Juan Paiva em cadeira de rodas na novela Totalmente Demais; mistura de humor e drama

Humor e profundidade

As histórias que corriam por fora da trama principal também mostraram força e profundidade, tanto na comédia como no drama. Totalmente Demais abriu espaço para que personagens coadjuvantes pudessem desenvolver suas histórias paralelas. Vale destacar Débora (Olívia Torres), a irmã patinho feio de Cassandra (Juliana Paiva), Max (Pablo Sanábio) e os pais homofóbicos e Wesley (Juan Paiva), o irmão paraplégico do protagonista Jonatas.

paulo benote/tv globo

Adepta do ponto eletrônico, a veterana Glória Menezes deu show em Totalmente Demais

Elenco homogêneo

Todos os atores tiveram espaço para mostrar seus talentos, da jovem Juliana Paiva à veterana Glória Menezes (Stelinha). Personagens bem construídos ajudaram os intérpretes a extrair do subtexto o melhor da novela.

paulo benote/tv globo

O ator Fábio Assunção ao lado da modelo Fernanda Motta em capítulo de Totalmente Demais

Referências

Totalmente Demais foi uma novela recheada de referências a filmes, livros e músicas (Fabio Assunção que o diga), o que só aumentou a qualidade do texto. Em tempos de didatismo exacerbado nas telenovelas, não nivelar por baixo e provocar o telespectador intelectualmente são pontos mais do que positivos.

caiuá franco/tv globo

Na novela Totalmente Demais, a atriz Priscila Steinman interpretou uma vilã mexicanizada 

A derrapada

Novela perfeita não há, e Totalmente Demais padeceu, sim, de alguns problemas, que não chegaram a queimar o filme da história. Os destaques negativos vão para o concurso de modelos que truncou um pouco o meio da história e principalmente para a trama de Sofia (Priscila Steiman), a filha de Lili (Viviane Pasmanter) que no início havia morrido mas depois voltou, um enxerto no meio da história que pareceu cumprir cota para encher linguiça. A vilania de Sofia foi soturna demais para o tom da novela, piorada com uma interpretação mexicanizada da atriz.

De um modo geral, Totalmente Demais termina com um saldo para lá de positivo. Grata surpresa, a novela conquistou por sua despretensão, pela narrativa inteligente e ágil, pela graça e pela profundidade com que tratou de temas caros à sociedade. Conseguiu cumprir seu papel de entretenimento da melhor maneira possível.  


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.