Polêmica na rede
Reprodução/YouTube
Gregorio Duvivier como um Jesus Cristo vaidoso em cena do Especial de Natal do Porta dos Fundos
DANIEL CASTRO
Publicado em 3/1/2014 - 11h23
Atualizado em 6/1/2014 - 19h42
[Texto publicado originalmente em 3/1/2014, às 17h07]
O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, dom Odilo Scherer, criticou em seu perfil no Twitter, na noite de domingo (5), o Especial de Natal do Porta dos Fundos. O líder religioso questionou o caráter humorístico do vídeo.
"Será que isso é humor? Ou é intolerância religiosa travestida de humor? Péssimo mau gosto!", escreveu dom Odilo Scherer, que recomendou aos fiéis que assinem uma petição online para que a cerveja Itapiava deixe de patrocinar o Porta dos Fundos. "Alguns poucos cristãos escreveram contra. Há uma petição contra a cervejaria que os apoia. Vale manifestar-se", concluiu.
A petição online está no ar desde o Natal. Até as 17h desta segunda (6), 17,7 mil pessoas já tinham assinado a petição "Diga à Itaipava para deixar de apoiar o ataque ao Cristianismo!".
No site de petições Citizen Go, os católicos também pedem para que as pessoas denunciem o Porta dos Fundos à Polícia Civil do Rio de Janeiro por suposto crime de "preconceito e ódio à religião".
Em um vídeo-resposta de nove minutos, publicado no YouTube, o missionário católico Anderson Reis ameaça processar os humoristas por violação ao Código Civil ao "vilipendiar objeto ou culto religioso".
Visto por mais de 107 mil pessoas, o vídeo de Reis acusa o Porta dos Fundos de "grave ofensa" aos cristãos. Para ele, o vídeo dos humoristas "nada mais é do que um verdadeiro ataque, um deboche e escarnecimento da fé cristã". Ele lembra que não é a primeira vez que isso ocorre, mas "o Especial de Natal foi provavelmente a pior" ofensa.
Na internet, pelo menos uma dezena de sites e blogs já se manifestaram contra o especial do Porta dos Fundos. Um deles chama o grupo de "Portas dos Infernos". Outro se queixa de que o vídeo traz expressões jocosas como "Maria tá zero bala".
No vídeo do Porta dos Fundos, José (Antonio Tabet) diz que Maria (Julia Rabello) não é mais virgem e tem ciúme de Deus (Rafael Infante), se recusa a deixar os dois sozinhos. Jesus (Gregorio Duvivier) cresce e aparece com uma namorada que trabalha "na esquina", dá uma "carteirada" para entrar numa taberna e fazer a última ceia e, ao ser crucifixado, reclama que a cruz não é de mogno, tem cheiro de MDF.
O Notícias da TV tentou ouvir a posição do Porta dos Fundos, mas a assessoria de imprensa do grupo não foi localizada.
Veja o polêmico Especial de Natal do Porta dos Fundos:
Assista ao vídeo-resposta do missionário católico Anderson Reis:
LEIA TAMBÉM:
Walcyr Carrasco se irrita com telespectadores de Amor à Vida
Ex-vilão, Félix vira herói de Amor à Vida e resgata bebê de Niko
Danilo Gentili critica Band e diz que precisa melhorar piadas no SBT
Famosa após BBB, Valdirene recebe convite para posar nua
Ex-vilão, Félix vira herói de Amor à Vida e resgata bebê de Niko
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.