CYDA MORENO
MANOELLA MELLO/TV GLOBO
Cyda Moreno interpreta Yara em Dona de Mim; atriz também trabalha em escola pública estadual
No ar como Yara, avó da protagonista Leona (Clara Moneke) em Dona de Mim, a atriz Cyda Moreno faz um potente desabafo sobre o impacto da representatividade negra nas novelas da Globo. Com uma carreira construída fora da TV, a intérprete também atua como educadora em uma escola estadual e exalta a força do elenco diverso para transformar a sociedade ainda marcada pelo racismo estrutural.
"Você vê uma maioria de alunos negros que não querem ser negros, que não se assumem. O racismo se perpetua nas escolas públicas porque não há reconhecimento da própria identidade", diz Cyda.
"Eu vejo essa novela como um grande brinde do universo. A gente está pulsando no mesmo batimento", celebra. Para a artista, o destaque de atores negros em papéis centrais é um movimento que muda não só a televisão, mas também a forma como o público se enxerga.
"Representação é tudo. A gente quer se ver. A gente precisa se ver, porque é isso que nos dá a mola para alcançar outros patamares", ela explica seu ponto de vista, antes de continuar:
Isso tem uma mudança considerável quando eles [jovens] passam a se ver na TV, em personagens como a Leona. É por isso que essa novela é tão importante. Ela dá visibilidade a quem nunca teve voz.
Por isso, Cyda Moreno afirma que a teledramaturgia vive um momento histórico. "Os atores da minha geração, nós somos pura resistência, porque a gente não se via. Eu falei isso no primeiro dia em que a gente esteve na sala de preparação, que basta olhar as novelas do canal Viva. Outro dia vendo a novela da tarde do Manoel Carlos, História de Amor [1995], eu fiquei olhando [os créditos] e não tinha nome de artista preto", declara.
A artista também fez um alerta sobre algumas reações preconceituosas de parte do público diante da ascensão de talentos negros.
"As pessoas dizem: 'Ah, não é porque é preta, não, mas ela é ruim'. A gente está incomodando. Preferem ver atores brancos fracos do que reconhecer o talento preto. Sempre ficam esperando onde a gente vai errar", comenta.
Ainda assim, ela se mostra confiante e emocionada com o cenário atual. "A gente vai bombar. Lamento, sorry, mas a gente chegou para ficar", conclui.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim
Dona de Mim é ambientada principalmente no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, ficam a fábrica de Abel (Tony Ramos) e as casas dos mocinhos da história, Leona e Marlon (Humberto Morais). A novela conta com direção de Allan Fiterman.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 19 a 31/5
Segunda, 19/5 (Capítulo 19)
Jaques tenta despistar Tânia, que nota o interesse do marido por Filipa. Leo faz uma sugestão para a coleção de Filipa, e Samuel gosta. Filipa tenta falar com Nina. Rosa questiona Abel sobre o conhecimento de ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.