Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TERRA VERMELHA

Walcyr Carrasco se inspira em história real misteriosa para criar Índio do Buraco

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Com óculos vermelho, Walcyr Carrasco fala na frente de uma estante cheia de livros

Walcyr Carrasco em foto publicada no Instagram; autor buscou referência em história de indígena

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 4/2/2023 - 6h35

Walcyr Carrasco buscou inspiração em uma história impressionante para criar personagens de Terra Vermelha (título provisório). Na próxima novela das nove da Globo, que estreia em maio no lugar de Travessia, existirá o Índio do Buraco, baseado num misterioso caso real. Na sinopse da história, o autor se refere a ele como "um personagem especial".

De acordo com a descrição do personagem feita pelo autor, o indígena viveu décadas em um buraco sem que nunca fosse descoberta sua etnia, sua língua. "O real morreu recentemente, e faremos uma homenagem a ele, criando um personagem semelhante que também morrerá ao longo da trama", escreveu Carrasco no documento entregue à produção.

reprodução/tv globo

O Índio do Buraco em imagem captada pela Funai

O chamado Índio do Buraco ficou conhecido como um exemplo da luta dos povos originários do Brasil. Ele viveu durante quase 30 anos abrindo buracos no chão da floresta, na Terra Indígena Tanaru, em Rondônia, sem nenhum contato com a sociedade externa. Assim como o personagem de Terra Vermelha, o nome, a etnia e a língua dele nunca foram descobertos.

O indígena foi encontrado morto por agentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em 23 de agosto de 2022, durante uma atividade de rotina no interior de Tanaru. Imagens feitas pelas câmeras instaladas para monitorá-lo haviam flagrado fazendeiros invadindo a palhoça onde ele vivia.

reprodução/tv globo

Buraco onde o indígena vivia

Durante a trama, protagonizada por Barbara Reis, Cauã Reymond e Johnny Massaro, os indígenas trarão a memória de seu povo, suas histórias, suas lendas, seus cultos. Carrasco também irá mostrar a conexão com outros povos abrigados na floresta, que também perderam suas terras e, muitas vezes, sua identidade.

"Todas essas regiões sofreram (e sofrem) conflitos com terras indígenas. Mas os povos originários ainda estão aí. No caso, para representá-los, e à sua trajetória, temos quatro personagens, da etnia Guató", disse Carrasco, que fez questão de ter um legítimo indígena na novela.


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.