Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DECADÊNCIA

Últimos capítulos de Reis: Salomão vira as costas para Deus e adora demônio

REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Guilherme Dellorto caracterizado como Salomão em cena de Reis

Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis; próxima temporada vai abordar decadência do nobre

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 10/11/2023 - 20h20

Salomão (Guilherme Dellorto) vai se afastar cada vez mais de Deus nos próximos capítulos de Reis. Depois de erguer o templo sonhado por Davi (Petrônio Gontijo), o nobre vai se deixar levar por suas mulheres politeístas. Ele passará a adorar até Astarte --deusa fenícia da fertilidade que é tida como demônio por religiões cristãs.

Os detalhes sobre a decadência do rei de Israel vão ser mostrados na próxima temporada do folhetim de Cristiane Cardoso. A novela bíblica deve retornar apenas no primeiro semestre de 2024, já que a Record optou por reprisar Jezebel (2019) a partir do próximo dia 20.

A décima fase é provisoriamente chamada de A Decadência, em referência aos erros de Salomão. Ele já cometeu algumas falhas, como permitir que Nebset (Priscila Ubba) adorasse aos deuses egípcios dentro da "terra santa".

Como consequência, Deus amaldiçoou o personagem de Guilherme Dellorto. Por mais mulheres que tomar em casamento, ele vai deixar apenas um herdeiro do trono --Roboão (Henrique Camargo), fruto da relação com Naamá (Ingrid Conte).

A queda de Salomão está no primeiro livro de Reis, a partir do 11º capítulo. "Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor", diz a Bíblia.

"Salomão andou em seguimento de Astarte, deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom, abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do senhor e não perseverou em segui-lo", acrescenta.

Os fenícios não acreditavam em demônios na concepção da palavra, já que suas divindades não eram maniqueístas. Com a expansão do cristianismo no Oriente Médio na Ásia Menor, as divindades locais passaram a ser consideradas como demoníacas --a fim de coibir o culto a elas.

Asmodeu, por exemplo, era o deus da ira para os seguidores do zoroastrismo na Pérsia --atual Irã. Baal faz parte do panteão cananeu, como deus da guerra, das chuvas e das montanhas.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 29/4 a 7/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 300)
De amizade com Mazaab e Kéfira, Naamá prova de um costume das estrangeiras. Com Jerusalém em festa, Salomão fala sobre a sabedoria.
Terça, 30/4 (Capítulo 301)
Em Sabá, um convite especial chega à rainha. Afim de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.