Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DECADÊNCIA

Últimos capítulos de Reis: Salomão vira as costas para Deus e adora demônio

REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Guilherme Dellorto caracterizado como Salomão em cena de Reis

Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis; próxima temporada vai abordar decadência do nobre

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 10/11/2023 - 20h20

Salomão (Guilherme Dellorto) vai se afastar cada vez mais de Deus nos próximos capítulos de Reis. Depois de erguer o templo sonhado por Davi (Petrônio Gontijo), o nobre vai se deixar levar por suas mulheres politeístas. Ele passará a adorar até Astarte --deusa fenícia da fertilidade que é tida como demônio por religiões cristãs.

Os detalhes sobre a decadência do rei de Israel vão ser mostrados na próxima temporada do folhetim de Cristiane Cardoso. A novela bíblica deve retornar apenas no primeiro semestre de 2024, já que a Record optou por reprisar Jezebel (2019) a partir do próximo dia 20.

A décima fase é provisoriamente chamada de A Decadência, em referência aos erros de Salomão. Ele já cometeu algumas falhas, como permitir que Nebset (Priscila Ubba) adorasse aos deuses egípcios dentro da "terra santa".

Como consequência, Deus amaldiçoou o personagem de Guilherme Dellorto. Por mais mulheres que tomar em casamento, ele vai deixar apenas um herdeiro do trono --Roboão (Henrique Camargo), fruto da relação com Naamá (Ingrid Conte).

A queda de Salomão está no primeiro livro de Reis, a partir do 11º capítulo. "Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor", diz a Bíblia.

"Salomão andou em seguimento de Astarte, deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom, abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do senhor e não perseverou em segui-lo", acrescenta.

Os fenícios não acreditavam em demônios na concepção da palavra, já que suas divindades não eram maniqueístas. Com a expansão do cristianismo no Oriente Médio na Ásia Menor, as divindades locais passaram a ser consideradas como demoníacas --a fim de coibir o culto a elas.

Asmodeu, por exemplo, era o deus da ira para os seguidores do zoroastrismo na Pérsia --atual Irã. Baal faz parte do panteão cananeu, como deus da guerra, das chuvas e das montanhas.


Resumos Semanais

Resumo de Reis: Próximo capítulo da novela da Record - 31/1

Sexta, 31/1 (Capítulo 20)
Samuel dá um discurso motivador e transformador para o povo. Lessér desconfia do comportamento da rainha. Quis é surpreendido pela chegada da filha de Jotã. Ada revê Tamembér. Os capítulos de Reis são fornecidos pela Record ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.