Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVO FOCO

Travessia recorre a encantado e a despacho de Brisa bebê: Mistério nas águas

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Lucy Alves usa blusa estampada e está com cabelos soltos sentada na areia de uma praia em cena da novela Travessia

Brisa (Lucy Alves) em Travessia: mocinha passa a investigar suas origens neste sábado (17)

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 17/12/2022 - 11h00

A origem de Brisa (Lucy Alves) vai ganhar contornos misteriosos neste sábado (17) em Travessia. Após a aparição de um homem na igreja, a ex-lavadeira vai procurar Creusa (Luci Pereira), e a empregada relembrará como a mocinha foi deixada recém-nascida em Mandacaru. Juntando o ser encantado com aura mística mais o flashback da bebê sendo deixada na vila caiçara, a novela das nove da Globo pegará um caminho diferente para explorar.

Na trama, Brisa chegou a falar que não tinha pai nem mãe vivos nos primeiros capítulos. Foram mais de dois meses sem ela citar qualquer preocupação em descobrir se tinha algum parente. Agora, a novela focará bastante nessa história de um suposto pai e familiares desconhecidos por ela.

No capítulo de sexta (16), desnorteada, ela foi rezar em uma igreja diante de uma imagem de Nossa Senhora. Após suas súplicas, a maranhense foi abordada por um senhor que disse, do nada, que ela tinha, sim, parente vivo e perto dela. Brisa, então, passou a questionar a hipótese.

Ela falará com Creusa, que reviverá em um flashback inédito no folhetim como falaram que Brisa nasceu. A mulher também relatará como a jovem foi criada por ela e acolhida por freiras e um "conhecido". 

"Conversa é essa, Brisa? Dentro de uma igreja, foi? Mas era gente, gente mesmo, assim de carne e osso, que nem a gente?", vai querer saber a funcionária de Helô (Giovanna Antonelli) ao ficar a par da abordagem no templo religioso. "Era, era um senhorzinho, estou lhe dizendo... Não era nenhum fantasma, não", comentará a assistente de salão de beleza.

Recém-nascida deixada com freiras

"Vai ver que escutou tua conversa com a santa e quis te dar um conforto, só pode ser isso", opinará Creusa. "Mas eu fiquei com isso na cabeça. Por isso que eu vim falar com a senhora, porque a senhora tava lá em Mandacaru quando me levaram pra lá", falará a mocinha. E Creusa narrará como foi, e imagens do passado vão ilustrar a sequência:

Era um barco que ia na direção de Belém. Nem era pra parar em Mandacaru, pararam porque tinha acontecido esse parto. A mãe tinha morrido, acharam que tu não ias vingar também e resolveram parar e te entregar pras freiras. Eles só pararam mesmo pra te entregar e foram simbora. Até hoje não me esqueço daquela canoa vindo... Eu mesmo foi que mostrei onde era a casa das freiras...

A protagonista perguntará o que falaram para ela exatamente. "Só isso... Que tua mãe tava sozinha no barco, que tinha morrido no parto", soltará a empregada. No final da frase, a personagem vai falar o local onde a mãe de Brisa embarcou, mas no roteiro que o Notícias da TV teve acesso não tem o nome da cidade.

Passou a vida toda sem saber

"Mas ela não conversou com ninguém dentro daquele barco? Não contou nada da vida dela? Pra onde é que tava indo?", perguntará a dançarina, que deixará claro que nunca fez tais questionamentos à madrinha. Creusa vai se recordar da criação da órfã:

Deve de ter contado não, né? Senão, eles tinham dado a informação pra gente... Foi aí que eu me tornei tua madrinha... Porque fui eu que cheguei contigo ali na casa das freiras. O tempo que eu tava em Mandacaru te levava pra casa, o tempo que eu tinha que passar fora, deixava na casa de um conhecido. E assim foi... Nunca apareceu ninguém pra te reclamar!

Brisa estranhará o fato de ninguém ter visto o corpo de sua mãe e comentará que ela pode não estar morta. "Credo, fica falando assim que dá até pra gente pensar... E se o homem que foi te entregar fosse teu pai mesmo? Que vendo que a mãe morreu, não quis se ocupar de ti? A gente começa a pensar demais, acaba é pensando besteira", concluirá a empregada.

Travessia é uma novela escrita por Gloria Perez. A trama conta com direção artística de Mauro Mendonça Filho e é ambientada no Rio de Janeiro e no Maranhão. A previsão é que o folhetim fique no ar até abril do ano que vem.


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#128 - Guerra é assombrado por fantasma do passado em Travessia!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.