MISTÉRIO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Theo (Emilio Dantas) em Vai na Fé; há chance de que ele não seja pai de Jenifer (Bella Campos)
Em um roteiro, nada é por acaso. Todas as cenas têm (ou deveriam ter) um motivo para estar ali. Vai na Fé segue isso fielmente, ao inserir sequências que, uma hora ou outra, se provam úteis. Por isso, uma cena em específico chamou a atenção: o momento em que Ben (Samuel de Assis) recebe o resultado verdadeiro do exame de DNA das mãos do técnico que o ajudou a forjar o teste, mas escolhe não abri-lo. Será que a sequência exibida há três semanas pode ser uma prova de que Theo (Emilio Dantas) forjou o exame?
A hipótese faz bastante sentido se considerarmos teorias de roteiro clássicas, como a Arma de Tchekhov. O conceito, nomeado graças ao escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904), fala justamente de como toda situação precisa ter um motivo maior na história --mesmo que seja confundir a audiência. "Se num primeiro ato você colocar uma pistola numa gaveta, no seguinte ela deve ser disparada. Em outro caso, não coloque ela lá", descreveu o autor.
Ou seja: uma coisa aparentemente simples ou irrelevante tem sua importância na história. E é aí que entra a atitude suspeita de Ben. Ele recebeu o resultado verdadeiro do exame, mas escolheu rasgá-lo por medo de saber a verdade. Mais tarde, quando a bomba estourou e eles tiveram de repetir o teste, Bruna (Carla Cristina Cardoso) chegou até a se lembrar do fato. "Se a gente tivesse, pelo menos, conferido o resultado verdadeiro...", reiterou ela, no capítulo do último dia 12.
Ben rasgou teste de DNA na novela
Aí está a grande questão. Se Theo fosse definitivamente o pai de Jenifer (Bella Campos), a autora podia não ter escrito essa cena --muito menos voltado a ela por meio de Bruna. Ou Ben poderia ter aberto a carta, mas mantido o mistério ao público. Em vez disso, o advogado simplesmente se livrou do resultado. Com isso, há a possibilidade de que Theo tenha agido na caruda, comprado um técnico e alterado o teste. Ninguém sabe da verdade, afinal.
Claro, esse pode ter sido um trunfo da autora. Ela talvez tenha inserido a cena ali justamente para ter uma carta na manga caso mude de ideia sobre a paternidade de Jenifer. Ou até para alterar os rumos planejados para a história caso o público reprove demais o resultado. Mas, ao que parece, a questão não é tão definitiva assim. Faltam cerca de 60 capítulos para a novela terminar. E, se Rosane Svartman quiser seguir um dos princípios mais famosos da escrita, ainda há chances de Ben recuperar a paternidade de Jeni.
Vai na Fé ocupa a faixa das 19h da Globo. A novela será substituída por Fuzuê, de autoria de Gustavo Reiz, que está na fase de pré-produção na Globo. O folhetim contará com Giovana Cordeiro e Marina Ruy Barbosa nos papéis principais de mocinha e vilã, respectivamente.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vai na Fé e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Vai na Fé: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 12/8
Sexta, 11/8 (Capítulo 179)
Emissora não vai divulgar o resumo.
Sábado, 12/8 (Capítulo 179)
Reapresentação do último capítulo.
Os capítulos de Vai na Fé são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio
Inscreva-se no canal do ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.