Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MURO DAS LAMENTAÇÕES

Templo de Salomão na novela Reis: Saiba o que é verdade e ficção na trama

REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Guilherme Dellorto caracterizado como Salomão em cena de Reis

Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis; templo construído pelo monarca existe até hoje em Israel

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 26/10/2023 - 21h20

Salomão (Guilherme Dellorto) vai mandar erguer um templo em cenas que serão exibidas a partir desta quinta (26) em Reis. As ruínas da construção até hoje resistem ao tempo nas ruas de Jerusalém e são um local sagrado tanto para judeus quanto para cristãos. Trata-se do Muro das Lamentações.

Davi (Petrônio Gontijo) já queria construir uma tenda fixa para a Arca da Aliança, que permanecia sob um tabernáculo que vinha desde os tempos de Moisés. Deus, porém, negou o desejo ao rei por ser um homem da guerra --permitindo que o filho dele realizasse seu sonho.

O todo-poderoso desejava que um "homem pacífico" erguesse o templo, como descrito pelos livros de Samuel, Reis e Crônicas. Salomão, curiosamente, é uma corruptela da palavra hebraica shalom, a qual significa justamente "paz".

De acordo com a Bíblia Cristã, o rei de Israel convocou mais de 30 mil homens para a construção. Boa parte dos materiais veio do Líbano, como madeiras nobres e o ouro que revestia a parede e o teto.

O templo despertou a ambição de diversos imperadores, entre eles Nabucodonosor 2º da Babilônia. Ele comandou um cerco de dois anos a Jerusalém até finalmente colocar as mãos nas riquezas dos israelitas --iniciando o que se chamou de Cativeiro na Babilônia.

Onde fica o Templo de Salomão?

As ruínas do Templo de Salomão até hoje resistem na parte ocidental de Jerusalém, em que são conhecidas como o Muro das Lamentações. Trata-se do segundo lugar mais sagrado para o judaísmo, atrás apenas do Santo dos Santos.

A tradição cristã afirma que os fiéis devem depositar os seus pedidos entre as pedras do muro para que sejam realizados.

Templo de Salomão em São Paulo

A Igreja Universal do Reino de Deus construiu uma réplica do Templo de Salomão no bairro do Brás, em São Paulo. A instituição religiosa é comandada pelo bispo Edir Macedo, que também é o dono da Record. Ela foi inaugurada em julho de 2014, com a presença da então presidente Dilma Rousseff (PT).


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 16 a 17/11

Quinta, 16/11 (Capítulo 292)
Nebset vai em comitiva para Egito a pedido de Salomão. Joroboão se surpreende ao encontrar Rezom. Roboão finalmente perdoa seu pai. Sexta, 17/11 (Capítulo 293)
A emissora não disponibilizou o último capítulo. Os capítulos de Reis ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.