ANJO MAU
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Susana Viera em cena como Nice em Anjo Mau (1976); atriz apanhou por causa da personagem
Há exatos 47 anos, a primeira versão de Anjo Mau (1976) estreava na faixa das sete da Globo. Intérprete da babá Nice, Susana Vieira provocou raiva no público e chegou a ser agredida por uma vizinha na época em que a novela de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) estava no ar. "Tinha ódio e horror de mim", relatou a veterana.
A atriz foi escalada como protagonista do folhetim após ter se destacado como Cândida em Escalada (1975). Mas a babá sofreu com a rejeição do público mais conservador, que não aceitava que ela se envolvesse com o patrão.
Em conversa com Serginho Groisman no Altas Horas em 2020, Susana falou sobre a revolta que enfrentou na época de Anjo Mau: "[As pessoas] Ainda misturavam [ficção com realidade], foi por isso que eu apanhei. Na frente do meu apartamento, uma mulher tinha ódio e horror de mim. Era grandona, uma mulher que era o dobro de mim. Eu era mais magrinha.. A mulher começou: 'É você, sua desgraçada, sua safada'".
"A mulher achava que o marido dela ficava na minha casa. Eu tenho um filho, que hoje em dia tem 50 e poucos anos. Toda a juventude, ele levou muitos amigos em casa. Na minha casa estava assim de gatinhos, depois eu fiquei com essa fama de gostar de gatinhos. E a mulher falava: 'Aquela ali da frente não vale nada. Ela gosta de garoto'", explicou a artista.
Enfim, apanhei calada, porque eu tinha horário para chegar na Globo. A entrada da gente era às sete da manhã. Eu ainda levei uma bronca porque estava atrasada, eu não pude dar queixa na polícia e nem pensei... Eu entendi que a mulher estava com ciúme. Hoje em dia não existe mais isso.
Susana ainda atribuiu o boicote à babá ao preconceito dos anos 1970. "Eu era uma uma empregada, e o patrão se apaixona por mim. Foi censuradíssima porque a empregada não podia namorar o patrão. Era o preconceito mesmo, tanto que eu morri no final da novela. Eu não me conformo. Sem censura eu não teria morrido", disparou ela.
Na história, Nice estava disposta a tudo para melhorar de vida. Após conseguir um emprego na mansão da família Medeiros, ela passou a cortejar Rodrigo (José Wilker), o filho mais velho do patrão. A babá foi responsável por várias armações para separar o rapaz de Paula (Vera Gimenez) e, depois, de Léa (Renée de Vielmond). Apesar de atingir seu objetivo e conquistar o ricaço, Nice morreu durante o parto no final da trama.
Um remake de Anjo Mau foi produzido pela Globo em 1997 e deu um final diferente para Nice, que era interpretada por Gloria Pires na adaptação de Maria Adelaide Amaral. Ao contrário da primeira versão, a babá teve um desfecho feliz ao lado de Rodrigo (Kadu Moliterno).
Susana Vieira, inclusive, fez uma participação especial no último capítulo do remake. Ela apareceu como a nova babá contratada pelos Medeiros.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.