Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ENTIDADE AFRO-BRASILEIRA

Remake de Vale Tudo é criticado por usar 'tranca-rua' como xingamento

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Bella Campos como Maria de Fátima em Vale Tudo

Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo; novela foi criticada pelo uso de 'tranca-rua'

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/4/2025 - 9h02

O remake de Vale Tudo voltou a causar polêmica nas redes sociais na noite de quinta (17). Alguns telespectadores criticaram a autora Manuela Dias por utilizar o termo “tranca-rua” --comumente associado a entidade homônima de religiões afro-brasileiras-- de forma pejorativa para se referir a César (Cauã Reymond).

Depois de ter reencontrado o ex-namorado em uma pousada de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, Maria de Fátima (Bella Campos) afirmou que o ex-modelo era “um sujeito que não valia nada". “Sabe como é, não quero falar desse atraso de vida, se Deus quiser não encontro esse ‘tranca-rua’ na minha frente", soltou.

A sequência não agradou uma parte do público nas redes sociais. “É sério que a Maria de Fátima na novela Vale Tudo chamou o César de Tranca-Rua, dizendo em seguida que é um atraso de vida? Eu não estou acreditando", lamentou uma internauta identificada como Letycia com Y.

O cantor, roteirista e ex-BBB André Gabeh também repercutiu a cena. “A novela já está toda cagada, e a autora ainda coloca tranca-rua como adjetivo negativo na boca de quem? De Maria de Fátima. Não creio. O último conhecido que fez graça com o Tranca-Rua foi o ex-prefeito Marcelo Crivella [do Rio de Janeiro]. Deu muito ruim para o lado dele”, escreveu.

“A Globo bombando conteúdo evangê [evangélico] na cabeça da urbe ignara e me vem Manuela Dias demonizar Tranca-rua. Em pleno abril de 2025", acrescentou.

Tranca-Rua é uma entidade ligada a religiões afro-brasileiras, com bastante destaque na Umbanda e na Quimbanda, conhecido por abrir ou fechar caminhos. Ele é representado por um homem de cartola, vestido de preto e vermelho, com um tridente na mão. Ele foi erroneamente associado com o Diabo cristão durante o Século 20, a fim de segregar ainda mais os participantes desses cultos.


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 19/4 a 3/5

Sexta, 18/4 (Capítulo 17)
Maria de Fátima se diverte quando César lhe pede para não atrapalhar seu trabalho. Tiago e Vera demonstram interesse um pelo outro. Solange gosta do jeito de Rubinho. Laís e Cecília se oferecem para mostrar Paraty ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.