SURPREENDENTE
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Odete Roitman (Beatriz Segall) na primeira Vale Tudo; quem matou a megera na trama original?
Odete Roitman (Debora Bloch) ainda nem apareceu no remake de Vale Tudo, que estreou na Globo na última segunda (31), mas os telespectadores já estão curiosos para saber quem será o responsável pelo assassinato da vilã. Afinal, a pergunta fez o Brasil parar na exibição original da novela, em 1988, e todos já sabem que a megera terá um destino trágico no folhetim adaptado por Manuela Dias. Mas será que a autora pretende condenar o mesmo assassino?
Há 37 anos, o mistério do assassinato de Odete Roitman, na época interpretada por Beatriz Segall (1926-2018), foi responsável por prender a atenção do público até a reta final do folhetim. Gilberto Braga (1945-2021), criador da obra original, até precisou criar uma força-tarefa para a identidade do assassino não vazar.
A novela foi do começo ao fim uma denúncia à inversão de valores na década dos anos 1980 no cenário brasileiro. Odete, por exemplo, proferia os maiores absurdos e ficou conhecida por suas frases ácidas marcadas por preconceitos. Sua morte alimentava um grande mistério, principalmente por conta da alta quantidade de desafetos da empresária.
Seu assassinato foi uma arma poderosa usada pelos roteiristas para manter o interesse do público e consagrar Vale Tudo como uma das mais importantes novelas da história.
A megera foi morta com três tiros à queima-roupa no capítulo 193, e o mistério sobre quem era o assassino dominou as conversas do público e parou o país --apesar de ter durado apenas 11 capítulos. Uma indústria alimentícia até patrocinou um concurso para premiar quem acertasse o nome do criminoso.
Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004) escreveram cinco versões, com assassinos diferentes, para que o verdadeiro criminoso não vazasse na grande mídia. A sequência foi gravada apenas poucas horas antes de o capítulo derradeiro ir ao ar.
Dennis Carvalho, diretor da novela, deu fim ao mistério apenas quando dispensou o elenco e avisou que Leila (Cassia Kis, agora interpretada por Carolina Dieckmann), mulher de Marco Aurélio (Reginaldo Faria, que no remake é vivido por Alexandre Nero), seria a assassina.
Leila matou Odete por engano. Ela estava atrás de Maria de Fátima (Gloria Pires, atualmente Bella Campos), amante de Marco Aurélio, quando atirou numa sombra atrás de um vidro esfumaçado, sem ver de quem se tratava.
Em entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews, a escritora responsável pela adaptação de Vale Tudo confirmou que Odete será novamente assassinada, mas que a autora do crime não necessariamente será Leila.
Manuela Dias, inclusive, está escondendo a identidade do assassino de tudo e de todos --somente ela mesma sabe quem vai dar fim à megera dessa vez.
"Eu não estava procurando o assassino, mas aconteceu. Acho que sei quem vai matar Odete Roitman. Tenho pistas de quem vai matar. Eu não falo [em voz alta] nem para mim, pensei e vi que fazia sentido. Mas vamos ter uma longa construção para isso, sem dúvidas", contou ela.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 3 a 12/4
Quinta, 3/4 (Capítulo 4)
Aldeíde e Poliana acolhem Raquel. Solange elogia Afonso para Sardinha. Afonso dá apoio a Heleninha e diz à irmã que ficará no Brasil. Marco Aurélio critica Tiago por se emocionar assistindo a um filme. Consuêlo desconfia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.