Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ISABEL FILLARDIS

Quem foi Ritinha em Renascer em 1993? Atriz teve acidente em gravação da novela

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Mell Muzzillo como Ritinha em Renascer, com a mão no queixo, olhando para a câmera

Mell Muzzillo como Ritinha em Renascer; personagem tem ganhado destaque na novela das nove

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/2/2024 - 10h00

Ritinha (Mell Muzzillo) tem chamado a atenção dos telespectadores de Renascer e deve ganhar ainda mais destaque na novela nos próximos capítulos. Na primeira versão do folhetim, em 1993, a personagem foi interpretada por Isabel Fillardis.

A atriz contou ao Notícias da TV que o papel foi um marco em sua carreira e teve grande importância para a representatividade negra na teledramaturgia. Também confessou que passou por um acidente nas gravações.

Renascer foi a primeira novela de Isabel. Ela era modelo até então, mas fez um teste e conquistou o papel na trama aos 20 anos. Na época, boa parte das cenas eram gravadas de fato na região de Ilhéus, na Bahia. Isabel se acidentou enquanto tomava um banho de cachoeira, num momento de folga.

"Eu me acidentei na cachoeira, foi bem grave e assustador na época. Nós estávamos a uma hora da cidade, então corremos até o melhor hospital. Eu me lembro de Antonio Fagundes chegando com flores no hospital pra me ver, numa delicadeza sem fim", relatou.

Para Isabel, a personagem Ritinha teve grande importância em relação à representatividade nas novelas, ainda que essa questão não estivesse tão em alta na época.

"Hoje, mais do que ontem, eu entendo a importância e a grandeza de estar ali, fazendo aquele papel. É um marco na minha carreira, um trabalho especial e marcante. Até hoje Ritinha é o meu carimbo. Ritinha é definitivamente, até agora, a personagem que me identifica no Brasil inteiro e fora do país também", defendeu ela.

reprodução/tv globo

Isabel Fillardis como Ritinha em Renascer

Rivalidade feminina?

A Ritinha da versão de 2024 de Renascer tem algumas diferenças em relação à interpretada por Isabel Fillardis. A personagem da atual versão da novela é filha de Inácia (Edvana Carvalho) e de origem indígena --o pai da personagem é Chico (Mac Suara). Em 1993, a personagem era negra e não tinha parentesco com a funcionária da fazenda.

Após a estreia de Mell Muzzillo na trama das nove, surgiram boatos de que Isabel não teria se sentido representada pela personagem desta vez, por conta das diferenças. Mell, que também está estreando em novelas em Renascer, desmentiu a existência de qualquer rivalidade entre as duas.

"Muito pelo contrário. Muito pelo contrário mesmo, tem nem como! Se não fosse ela [Isabel], talvez eu não estaria nesse lugar hoje. Ela abriu portas para muitas meninas", disse a atriz em entrevista ao podcast Papo de Novela.

Final de Ritinha em Renascer

Na edição original da novela, Ritinha chegou a se casar com Damião (Jackson Antunes), mas ele tinha um caso com Eliana (Patrícia Pillar). Os dois acabaram se separando, e a garota se engraçou com José Bento (Tarcísio Filho), filho problemático de José Inocêncio (Antonio Fagundes).

Ritinha acabou engravidando de Bento, que, num primeiro momento, teve atitude horrorosa. Ele rejeitou o bebê e pediu à jovem que fizesse um aborto. Mas ela se recusou e, na reta final da novela, o canalha teve uma reviravolta: ele resolveu tomar jeito na vida e assumir a paternidade da criança.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 12 a 27/4

Sexta, 12/4 (Capítulo 71)
Eliana ensina estratégias para Mariana. As duas conversam e Inácia estranha a proximidade das duas. Egídio comenta com Marçal que vai demitir funcionários da sua fazenda. Eliana bajula José Inocêncio. Lu chama a atenção de Zinha ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.