NOVELA FAKE
REPRODUÇÃO/X
Imagem falsa de Jade Picon, feitas com inteligência artificial, para a novela Pé de Chinesa
Pé de Chinesa virou uma sensação desde que surgiu nas redes sociais nesta semana. A repercussão da falsa da novela foi tanta que até a Globo se pronunciou no X ao "confirmar" que produziria a história protagonizada por Jade Picon e Davi Brito. Tudo, porém, não passa de uma brincadeira. O folhetim é uma salada mista de ideias de internautas do fórum Pan, reunidas na página Baú Esquizo --responsável por disseminar a "palavra" na internet.
Alex Alves, criador de conteúdo e dono do Baú Esquizo, se surpreendeu com a repercussão gigantesca da sátira. Ao Notícias da TV, ele contou que as ideias para o folhetim falso surgiram há cinco meses em uma discussão de noveleiros.
"O que aconteceu foi que em março deste ano, uma criação de várias pessoas aconteceu no fórum Pan. O que eu fiz foi retomar essa criação antiga, que nasceu nesse fórum, há alguns dias e transformar em vídeos narrados por mim na minha página, o Baú Esquizo", descreve ele.
"Todos os dias surgiam mais e mais conteúdos feitos por diversas pessoas no Twitter (X), como a abertura. Fui fazendo vídeos diários e a coisa repercutiu muito. Saiu de controle e agora está como está", afirma.
"Esse é o primeiro viral que fura a bolha de seguidores de conteúdos do Baú. Eu percebi que tem chegado muita gente que não entende muito bem as outras brincadeiras da página. Nosso alcance nunca esteve tão alto. O alcance em agosto está se aproximando de 20 milhões de impressões. Ainda fico sem acreditar", acrescenta o criador de conteúdo.
Segundo Alves, a intenção dos internautas responsáveis pela criação da novela falsa foi satirizar as produções atuais da Globo. Há referências ao folhetim de Miguel Falabella, Negócio da China (2008); aos núcleos estapafúrdios das novelas de Gloria Perez; às escalações de influenciadores para novelas; e até à Giovanna Antonelli, que já incorporou diversas nacionalidades na televisão.
O Baú Esquizo nasceu em julho no Instagram com o objetivo de fazer piadas e memes com assuntos que envolvem a cultura brasileira, e agora teve uma explosão em seu alcance na internet graças ao viral. A telenovela naturalmente acabou virando alvo dos conteúdos do Baú: "A graça do meme vem justamente da mistura de absurdos".
Minha percepção pessoal é a de que o Pé de Chinesa teria tudo pra ser uma novela real. Todos os elementos de quem criou o nome e de tudo o que foi sendo criado depois por todo mundo que foi dando seus pitacos e contribuições, estão nas novelas atuais também. De núcleos a absurdos gerais.
"Uma novela chinesa com uma influenciadora e um ex-BBB como protagonistas já é algo que fala por si só. Aos poucos, vários elementos novos foram sendo adicionados por uma infinidade de pessoas, como a Giovana Antonelli, que sempre está nas novelas da Glória Perez independentemente da nacionalidade retratada", concluiu Alex Alves.
Pé de Chinesa foi divulgada como uma novela da Globo, protagonizada por Jade Picon e Davi Brito, mas se trata apenas de uma brincadeira, sem fundo algum com a realidade. A "fake news" foi sustentada com fotos e vídeos promocionais feitos com ajuda de inteligência artificial. Para dar mais pano à brincadeira, Gloria Perez foi selecionada como a suposta autora da novela.
"Jade Picon viverá a protagonista Xu Lee, filha perdida de um chinês com Barbara Lee, interpretada por Giovanna Antonelli. Xu vai ser criada na China por sua avó, interpretada pela Fernanda Montenegro, dona de uma academia de Kung Fu", diz uma publicação do X com a sinopse da trama.
"Tudo vira de cabeça para baixo quando o capanga Keen Xong, interpretado por Davi Brito, bota fogo no Dojo da família Lee, matando a matriarca da família e deixando Xu sozinha no mundo. Ela embarca, então, em uma jornada para São Paulo, onde busca por sua mãe e o assassino de sua avó", complementa.
Na vinheta da novela de mentira, a trilha sonora é a música Lig-Lig-Lig-Lé, de Adriana Calcanhotto, em versão interpretada por Ney Matogrosso, que foi tema de abertura de Negócio da China.
Ana Maria Braga se vestiu com roupas chinesas no Mais Você para abocanhar um papel na trama, e Raquel Brito e Claudia Leitte também ganharam suas versões como as vilãs YoTra e BoSwo Nari Zta.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.