Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMIDA POR CÃES

Qual a história de Jezabel? Reis dá lugar a rainha devorada por cães famintos

REPRODUÇÃO/RECORD

A atriz Lidi Lisboa caracterizada como Jezabel em cena de Jezabel

Lidi Lisboa no papel-título de Jezabel; novela vai ser reprisada pela Record em novembro

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 25/10/2023 - 21h20

Jezabel, que vai substituir a nona temporada de Reis a partir do próximo dia 20, conta a história da rainha fenícia de mesmo nome. A personagem, interpretada por Lidi Lisboa, manipula o rei Acabe (André Bankoff) para levar o Reino de Israel à decadência --e é punida por Deus, sendo devorada por cães que deixam apenas as mãos dela para trás.

O folhetim de Cristianne Fridman foi exibido originalmente em 2019, mas não foi um sucesso de audiência. Fraco e submisso, Acabe permite que Jezabel honre as divindades fenícias dentro de Israel --enfrentando a resistência do profeta Elias (Iano Salomão).

Escolhido por Deus, Elias faz uma profecia antes de ascender aos céus em uma carruagem de fogo. Ele afirma que um rei justo vai ascender ao trono para acabar com a tirania da rainha má. Trata-se de Jeú (Fernando Val).

Ele a atira de uma das sacadas do palácio nas ruas de Jerusalém, em que o povo a vê ser devorada por cães famintos. Os animais deixam apenas as mãos dela para trás, em um simbolismo claro. Afinal, ela as utilizava justamente para adorar os seus "ídolos".

A história foi adaptada de trechos do primeiro livro de Reis, que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia Cristã.

Quando passou Jezabel?

Jezabel foi originalmente exibida em 2019, estreando com 11 pontos de média. A produção, porém, foi perdendo gradativamente o público. O último capítulo registrou menos ibope que o primeiro: 10 pontos. Teve média geral de 7,4 pontos --a pior desde Vitória (2015), com 5,8.

Elenco de Jezabel

Jezabel é protagonizada por Lidi Lisboa, Iano Salomão e André Bankoff. Outros atores também estão no elenco, como: Adriana Birolli, Juliana Knust, Juan Alba, Rafael Sardão, Mônica Carvalho, Stephany Brito, Guilherme Dellorto e Juliana Boller.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 29/4 a 7/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 300)
De amizade com Mazaab e Kéfira, Naamá prova de um costume das estrangeiras. Com Jerusalém em festa, Salomão fala sobre a sabedoria.
Terça, 30/4 (Capítulo 301)
Em Sabá, um convite especial chega à rainha. Afim de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.