TRAMA CANSATIVA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Petra (Debora Ozório) em cena de Terra e Paixão; agrônoma vive explicando seu "desmame"
Sucessão, desmame, miss tarja preta, terra vermelha e pix... Basta sintonizar na Globo no horário de Terra e Paixão que com certeza você ouvirá ao menos uma dessas palavras a cada capítulo. Essa repetição exagerada nas falas dos personagens tem deixado o público cansado da novela das nove da Globo --o que pode virar um problemão para a trama de Walcyr Carrasco.
O folhetim, afinal, estreou no mês passado com a missão de levantar a audiência depois do fracasso de Travessia (2022). A história de Aline (Barbara Reis) parece ter até mais potencial de viradas do que a antecessora --além do fato de o autor ser conhecido justamente por conseguir conquistar o público no meio do caminho e emplacar novelas de sucesso.
Só que dessa vez o texto tem se mostrado repetitivo demais, o que passa até a impressão de que estão subestimando a inteligência do telespectador. Além de parecer que a narrativa simplesmente não sai do lugar.
Ninguém é mais capaz de contar quantas vezes Aline disse que "vai plantar e colher" soja na tão produtiva "terra vermelha" em quase 40 capítulos --um número que provavelmente o extinto Vídeo Show (1983-2019) nos traria ao final do folhetim.
Já Antônio La Selva (Tony Ramos) vociferou diversas vezes que o pai dele não deveria ter dado as terras para o sogro da protagonista por terem água. O fazendeiro também é responsável por disparar "miss tarja preta" toda vez que Petra (Debora Ozório) tem uma recaída. Afinal, a agrônoma encara a fase do "desmame" dos medicamentos há meses.
Mas o termo queridinho de Walcyr Carrasco parece ser "sucessão", presente desde o início da trama. De cada dez palavras ditas por Irene (Gloria Pires), nove são sobre quem herdará os negócios do todo-poderoso. A dondoca faz de tudo para convencer o marido a entregar a fortuna para Daniel (Johnny Massaro), deixando Caio (Cauã Reymond) a ver navios.
Há também o bordão de Anely (Tatá Werneck), "faz o pix". A camgirl usa e abusa da frase sempre que atende um cliente online. Mas a recorrência de tantos termos já virou alvo de piadas e memes nas redes sociais.
"O texto do Walcyr nessa novela em especial tá repetindo muitas palavras", apontou a página Novelei no Twitter. "Puts! Quantas vezes já falaram a palavra desmame? Walcyr não cansa de ser repetitivo", reclamou Luiz Fernando.
"Mudem o nome dessa novela para O Sucessor ou O Desmame. Novela não sai do lugar, é um looping eterno", criticou Nanci Oliveira. "A novela tinha que mudar de nome. Terra e Desmame é um nome muito mais apropriado", brincou o usuário identificado apenas como Otávio.
"Começou a novela do desmame, da sucessão e da luta 'Cravo Maguila'", debochou Gianluca. "Se eu ganhasse um real por cada vez que escuto a palavra desmame nessa novela, eu estaria podre de rica", zoou Beatriz.
"Sem as palavras desmame, sucessão, plantar e colher, a novela não tem enredo", soltou Manu Araujo. "Amo que o texto da novela consiste em: 50% vou plantar e vou colher + 50% desmame", afirmou Wesley.
Com pouco mais de um mês no ar, a novela ainda tem tempo de sobra para virar o jogo e aparar as arestas que têm incomodado o público. Fica a torcida para que os roteiristas usem ao menos um dicionário de sinônimos para diminuir a frequência das palavras que já torraram a paciência.
REPRODUÇÃO/TWITTER
Memes sobre a novela Terra e Paixão
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.