Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NOME HEBRAICO

O que significa Hadassa? Entenda a mudança de Ester em A Rainha da Pérsia

REPRODUÇÃO/RECORD

A atriz Nathalia Florentino caracterizada como Ester em cena de A Rainha da Pérsia

Ester (Nathalia Florentino) em A Rainha da Pérsia; ela mudou de nome na corte do império

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 3/7/2024 - 20h30

Ester (Nathalia Florentino) foi obrigada a mudar de nome ao chegar à corte do rei Xerxes (Carlo Porto) em A Rainha da Pérsia. Dentro do castelo, ela é conhecida como Hadassa. O nome faz referência a uma pequena planta arbustiva conhecida pelas flores brancas e delicadas, a murta --encontrada desde a região mediterrânica até o norte da África.

O Império Aquemênida era tão grande que realmente chegava até o Egito, que hoje faz parte da região mais setentrional do continente africano, o Magreb. Xerxes chegou até mesmo a invadir a Grécia durante as Guerras Médicas --em referência ao povo medo, que são considerados os principais antepassados dos persas.

Não à toa, Mordecai (André Bankoff) instrui Ester a utilizar o nome da flor para ocultar as suas raízes hebraicas. Com a identidade disfarçada, ela vai ser fundamental para impedir o plano de Hamã (Leonardo Medeiros) de exterminar o povo judeu do território.

Os israelitas chegaram à Pérsia após a conquista persa da Babilônia, que estava localizada na região que atualmente é o Iraque. Eles foram levados para as margens dos rios Tigre e Eufrates após a invasão ao Reino de Judá --em um período que ficou conhecido como Cativeiro Babilônico.

As mudanças de nome eram bem comuns na Antiguidade, principalmente quando um rei como Xerxes --chamado de Assuero na Bíblia-- queria dar uma honraria a alguma pessoa de sua estima.

Ester na Bíblia

O livro de Ester também tem uma particularidade em relação ao restante do Velho Testamento: não foi encontrado qualquer enxerto dele nos Manuscritos do Mar Morto. Ele pode ter sido posteriormente incluído no cânone judaico-cristão.

A maior evidência de que Ester teria existido não está no campo da história, mas da tradição com a festividade judaica do Purim. Ela é celebrada até hoje, e trechos do livro são lidos em voz alta para comemorar a derrota de Hamã.


Resumos Semanais

Resumo de A Rainha da Pérsia: Próximos capítulos da novela da Record - 22/7

Segunda, 22/7 (Capítulo 26)
Em meio à beleza do jardim secreto, Xerxes aproveita um momento especial com duas pequenas convidadas. Pegando Ester de surpresa, os filhos de Hamã encontram a oportunidade de se vingar. Os capítulos de A Rainha da ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.