Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FUTURO REI

O que acontece com Jeroboão em Reis? Sangue e glória aguardam no final

REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Vitor Novello caracterizado como Jerobão em cena de  Reis

Jeroboão (Vitor Novello) em Reis; ele vai se tornar faraó e, posteriormente, governará Israel

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 30/10/2023 - 21h20

Um futuro de sangue e glória espera por Jeroboão (Vitor Novello) nos próximos capítulos de Reis. Ele vai se tornar a principal pedra no sapato de Salomão (Guilherme Dellorto), quem vai tentar assassinar. Nas próximas fases, ele ainda se aliará a um dos faraós mais poderosos do Egito --antes de comandar uma revolta entre as tribos de Israel.

O jovem se infiltrou no palácio a pedido de Rezom (Nando Rodrigues), quem sempre considerou como um pai no folhetim de Cristiane Cardoso. Ele, porém, entrou em parafuso ao descobrir que é filho biológico de Nebate (Jorge Mesquita).

Deus ainda vai promover uma reviravolta gigantesca na vida do personagem de Vitor Novello. Ele se verá obrigado a deixar Israel às pressas para se refugiar no Egito, onde vai se destacar tanto que até tomará a coroa para si.

Jeroboão vai se aliar ao faraó Sheshonq 1º --na Bíblia Cristã, chamado de Sisaque-- e vai liderar uma revolta no reino vizinho. Os acontecimentos estão descritos no primeiro livro de Reis, em que roubou diversas relíquias sagradas do Templo.

Com a morte de Salomão, ele volta a Israel para ser proclamado como rei sobre dez das doze tribos. O povo rejeita Roboão (Henrique Camargo), único filho homem do monarca, pelo caráter duvidoso --o qual passa a reinar apenas sobre Benjamim e Judá, formando o Reino de Judá.

De acordo com as escrituras, Jeroboão atraiu para si a ira do Deus de Israel ao mandar levantar dois santuários com bezerros de ouro --um em Dã, no norte; e outro em Betel, no sul.

A queda dele é prevista pelo profeta Aiás no capítulo 14 do primeiro livro de Reis. Ele foi sucedido por Nadabe, que posteriormente foi assassinado.

Quem foi Jeroboão na Bíblia?

Jeroboão também é chamado Ben-Serua na Bíblia Cristã, como um dos descendentes da tribo de Efraim. Ele chegou a servir o rei Salomão antes de ser exilado no Egito.

Ele se tornaria rei de Israel ao comandar uma revolta que reuniu dez das doze tribos, transferindo a capital de Jerusalém para Peniel. Roboão, então, foi coroado como monarca do Reino de Judá.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 29/4 a 7/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 300)
De amizade com Mazaab e Kéfira, Naamá prova de um costume das estrangeiras. Com Jerusalém em festa, Salomão fala sobre a sabedoria.
Terça, 30/4 (Capítulo 301)
Em Sabá, um convite especial chega à rainha. Afim de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.