Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Romance no convento

Novela com namoro de padre galã e falsa noviça choca terra do papa

Divulgação

Mariano Martínez (padre Tomás Ortiz) e Lali Espósito (Julia Albarracín) em Esperanza Mía, novela argentina - Divulgação

Mariano Martínez (padre Tomás Ortiz) e Lali Espósito (Julia Albarracín) em Esperanza Mía, novela argentina

PAULO PACHECO

Publicado em 30/3/2015 - 5h32

Uma novela com um romance entre um padre e uma noviça está chocando membros da Igreja Católica na Argentina, terra natal do papa Francisco. Esperanza Mía, do canal El Trece, ainda nem estreou (será lançada em 6 de abril, às 21h), porém os religiosos já estão pedindo boicote à trama e tentando impedir a transmissão do primeiro capítulo. A pressão católica lembra a campanha de evangélicos contra Babilônia, novela da Globo.

Em Esperanza Mía, Mariano Martínez interpreta o padre Tomás Ortiz, com pinta de galã e cobiçado por várias mulheres. Ele conhece a jovem Julia Albarracín (Lali Espósito), que é perseguida por bandidos, se disfarça em um convento e vira a noviça Esperanza. Os dois se apaixonam, e o padre luta para não fraquejar sua vocação religiosa, que proíbe o sexo.

Embora Esperanza Mía seja uma comédia romântica, setores da Igreja Católica argentina não acharam graça e estão fazendo campanhas contra a novela. O sacerdote Federico Kunz criou uma petição pública para o canal El Trece cancelar a exibição do primeiro capítulo. Em 20 dias, o religioso conseguiu 9.000 assinaturas, 90% da meta.

"Na hora do esperado beijo entre os protagonistas, quem vê o hábito sacerdotal como uma referência de dignidade e pureza se sentirá incomodado e despertará comentários dos 'opiniólogos' de sempre sobre o tão injustamente repudiado celibato", justificou o sacerdote.

Mariano Martínez como padre Tomás Ortiz cercado de 'noviças' na novela Esperanza Mía

Outros abaixo-assinados com menos adesões pedem o cancelamento da estreia da trama porque o romance do padre com a falsa noviça "é uma falta de respeito à religião católica", argumentam fiéis. Na Argentina, 90% da população se declara católica.

Na última quarta-feira (25), a catedral de La Plata, em Buenos Aires, tentou suspender o show de lançamento da novela em frente à igreja, no mesmo dia em que padres e fiéis se reúnem para rezar.

"Os sentimentos religiosos não devem ser intimidados nem agredidos em nosso país nem em nenhum lado", criticou o sacerdote Cristian Piña, da catedral de La Plata, ao jornal argentino Clarín. A tentativa, entretanto, falhou, e uma multidão lotou a entrada da igreja para assistir ao espetáculo.

A perseguição católica à novela argentina é parecida com a de evangélicos contra Babilônia, da Globo. Desde a estreia, no último dia 16, líderes religiosos fazem campanha para seus fiéis não assistirem à trama que "ataca a família natural" por mostrar logo no primeiro capítulo um beijo entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. Em baixa no Ibope, Babilônia registrou na quinta (26), 24,9 pontos na Grande São Paulo.

Assista a uma prévia da novela argentina Esperanza Mía:


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

Papa Francisco

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.