Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APOS ASSÉDIO

Nojento, Virgílio ameaça Tônia em público e se ferra em Mulheres de Areia

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Raul Cortez caracterizado como Virgílio; ele usa um terno branco e dá um sorriso malicioso em cena de Mulheres de Areia

Virgilio (Raul Cortez) em cena de Mulheres de Areia; ele ameaçará Tônia (Andrea Beltrão)

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 29/8/2023 - 14h39

Virgílio, interpretado por Raul Cortez (1932-2006), se aproveitará de uma burrada de Tônia (Andrea Beltrão) para ameaçá-la em Mulheres de Areia. Ele a denunciará por ter dado uma pedrada em Breno (Daniel Dantas), mas prometerá retirar a queixa caso ela durma com ele na novela reapresentada pela Globo. O todo-poderoso ainda dará um jeito para que a moça passe uma semana na cadeia, apenas para que ele possa beijá-la à força e assustá-la ainda mais.

Ainda assim, Tônia não cederá. Ela até tentará amedrontar o crápula afirmando que vai denunciá-lo por assédio, mas não terá jeito. O pai de Marcos (Guilherme Fontes) sabe que ninguém acreditaria na moça que acusasse um empresário poderoso como ele. 

Só que uma presença sorrateira levará a uma reviravolta ao caso. Tavinho (Luciano Vianna) se infiltrará num canto da delegacia e conseguirá tirar fotos de Virgílio beijando a moça e a prensando contra a parede. Ele revelará as imagens e mandará um envelope cheio delas para o escritório de Virgílio. Assim que as vir, o ricaço tomará consciência e retirará a queixa contra a ruiva.

Até lá, contudo, a moça sofrerá horrores. O martírio dela começará assim que Malu (Vivianne Pasmanter) se aproximar de Joel (Evandro Mesquita), rapaz pelo qual Tônia é apaixonada. Será por isso que ela decidirá apelar à pedrada. A ideia será acertar Malu, mas Breno vai atravessar o caminho da rebelde bem na hora em que a comerciante atirar a pedra.

Tudo acontecerá durante a festa de aniversário de Clarita (Susana Vieira), em plena propriedade dos Assunção. Por isso, seguranças conseguirão cercar e conter a agressora. Eles a encaminharão para Virgílio, que se aproveitará da situação. Breno até tentará passar pano para a amiga, mas o pai de Malu insistirá em denunciar a jovem. 

"Não foi nada, não foi nada...", dirá o prefeito, repetidas vezes, enquanto ouve o sermão do dono da casa. "Como não foi nada? Olha só o que você fez. Você feriu o prefeito!", devolverá o personagem de Raul Cortez, dirigindo-se à mocinha. "Mas a pedra não era para o senhor, prefeito! Inferno! Por que o senhor tinha que passar bem na frente? A pedra era para ela, ó! Para essa aí! Essa sirigaita metida à besta! Namorando esse descarado, filho da mãe, sem vergonha!", berrará ela, em referência a Malu e Joel.

Breno voltará a dizer que está tudo bem, mas Virgílio vai interrompê-lo: "Tudo bem como? Está caracterizada a agressão física e invasão de domicílio. Você sabe que ela incorreu num dos artigos previstos no código penal e tem que ser punida!", anunciará o bandido. O crápula chamará a polícia e dispersará os convidados. Cínico, afirmará que vai tomar conta da "criminosa" até a chegada das forças de segurança. 

"É, realmente, eu sou um homem de sorte, Tônia... Agora você está em minhas mãos", debochará o assediador. "Pena que a pedrada não pegou bem no meio da sua cara, seu cretino", gritará a dona de bazar.

Na delegacia, o clima não será muito melhor. Tônia implorará pela própria liberdade, mas seu descontrole perante Virgílio não contará a seu favor. "Esse velho tarado, safado! Fica me agarrando no meio da rua!", começará a berrar ela. "Aprenda a ter comportamento civilizado, não agredir os outros, não invadir a casa alheia...", zombará o empresário, enquanto assiste aos policiais a levarem para a cela. "Você me paga! Miserável! Desgraçado!"

Pouco depois, ele pedirá um tempo para dar "conselhos" àquela "cabeça dura". O delegado cairá no papinho, e Virgílio invadirá a prisão cheio de segundas intenções. "Se você fizer o que eu disse, eu retiro a queixa, você vai pra casa, pode dormir lá hoje mesmo....", começará ele. "Prefiro passar o resto da minha vida aqui", soltará ela, tentando se desvencilhar dos beijos dele. "Não seja boba. Eu tiro a queixa, você fica livre. É só você dizer que sim...", insistirá o crápula, beijando-a.

Ele a assediará e, depois, seguirá seu caminho. Mas Tavinho já terá tirado fotos do momento do crime, que podem servir como provas concretas contra o empresário em uma possível denúncia.

Mulheres de Areia é exibida logo após o Jornal Hoje, na faixa de edições especiais da Globo. A novela já foi reprisada outras três vezes e está disponível no catálogo do Globoplay. O remake de Ivani Ribeiro (1922-1995) --a novela teve uma primeira versão ainda em 1973, quando Eva Wilma (1933-2021) interpretava as gêmeas Ruth e Raquel-- completa 30 anos em 2023.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.