Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

OUSADIA NA TV

Não foi só na abertura: Cinco atrizes que mostraram demais em cenas de Tieta

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cássio Gabus Mendes e Betty Faria em cena de Tieta

Cássio Gabus Mendes e Betty Faria em cena de Tieta (1989): novela vai ser reprisada na TV

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 24/11/2024 - 18h00

Tieta (1989) retorna à Globo em sua segunda reprise a partir de 2 de dezembro. A novela, inspirada no livro Tieta do Agreste (1977), marcou a história das novelas não apenas pelos personagens enigmáticos. A direção caprichada adotou uma estética naturalista ao colocar os moradores da fictícia Santana do Agreste para falar sobre bons costumes enquanto cenas "picantes" rolavam soltas.

Ao longo dos 197 capítulos da exibição original, o diretor Paulo Ubiratan (1947-1998) colocou os corpos femininos para falarem por si só. Em um período pós-Ditadura Militar (1964-1985) e pós-censura de tramas televisivas, Tieta representava um grito de liberdade dentro e fora da tela. O público ainda comprava a imagem dos chamados símbolos sexuais na televisão.

Ainda que as cenas não tivessem necessariamente um teor sexual, as atrizes acabavam chamando atenção pelo figurino "simples", muitas vezes sem sutiã e com roupa íntima "confortável" --daquelas que se usa em casa quando ninguém está vendo. A estratégia funcionou. Tieta é a segunda novela de maior audiência da história, ficando atrás apenas de Roque Santeiro (1985).

Confira abaixo cinco atrizes que aparecem em cenas sensuais em Tieta:

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Claudia Magno em Tieta

Claudia Magno como Silvana em Tieta

Claudia Magno

Silvana (Claudia Magno), que tem um caso extraconjugal com o comandante Dário (Fábio Galvão), seduz o homem enquanto ele está dormindo. A mulher aparece de surpresa na cama dele, tira a roupa e incita o perigo. Ela desafia o oficial a continuar traindo a esposa, Laura (Claudia Alencar), o que a deixa com ainda mais prazer.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luiza Tomé em Tieta

Luiza Tomé como Carol em cena de Tieta

Luiza Tomé

Em uma das cenas clássicas de banhos naturais, Carol (Luiza Tomé) deixa duas mulheres incrédulas ao aparecer na praia e se jogar no mar. Inocente, ela recebe olhares tortos quando entra na água com um traje considerado "indecente". A personagem é mostrada em diferentes ângulos que exploram seu corpo molhado, só de maiô transparente.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cristina Galvão em Tieta

Cristina Galvão como Filomena em cena de Tieta

Cristina Galvão

Filomena (Cristina Galvão) é outra que se rende aos banhos naturais. Uma sequência mostra a personagem Maria Imaculada (Luciana Braga) conhecendo a praia pela primeira vez. As duas mergulham no mar de camisola e acabam mostrando demais.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ana Lucia Torre em Tieta

Ana Lucia Torre em cena de Tieta

Ana Lucia Torre

Juracy Pitombo (Ana Lucia Torre), uma mulher hipocondríaca, tenta convencer o próprio marido, Marcolino (Otávio Augusto), a "aproveitar os últimos dias de vida" com ela. Na cena, Juracy ensina ao cônjuge o que é o kama sutra e pede beijos de língua em todo o seu corpo.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lilia Cabral em Tieta

Lilia Cabral em cena de Tieta

Lilia Cabral

Uma das personagens mais marcantes de Tieta, Amorzinho (Lilia Cabral) vive em uma redoma religiosa com sua confidente, Cinira (Rosane Gofman), enquanto as duas são controladas por Perpétua (Joana Fomm).

Após perder o controle e não aguentar as proibições, a religiosa coloca um top e uma calcinha vermelha. Ela usa a roupa para provocar as beatas enquanto grita desesperadamente pela janela: "Eu quero homem, eu quero homem!".


Resumos Semanais

Resumo de Tieta: Capítulos da novela da Globo - 17 a 24/1

Sexta, 17/1 (Capítulo 34)
Rosalvo e Bebê não contam a Tieta o que pretendem fazer e adiantam que só vão falar sobre o negócio com Ascânio. Eles revelam também que o chefe é Mirko Stefano. Tieta diz a Ricardo e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.