Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Vale a Pena Ver de Novo

Ministério libera, e Globo confirma reprise da novela O Rei do Gado

Fotos Memória Globo

Patrícia Pillar em O Rei do Gado, novela de 1996 que deve voltar a ser reprisada pela Globo - Fotos Memória Globo

Patrícia Pillar em O Rei do Gado, novela de 1996 que deve voltar a ser reprisada pela Globo

DANIEL CASTRO

Publicado em 1/10/2014 - 10h32
Atualizado em 1/10/2014 - 17h15

[Texto publicado originalmente às 10h56]

Considerada uma das melhores novelas de todos os tempos, O Rei do Gado ocupará o lugar de Cobras & Lagartos na sessão Vale a Pena Ver de Novo em 2015, ainda sem data definida. Em despacho publicado no Diário Oficial da União desta quarta (1°), o Ministério da Justiça liberou a novela para maiores de 10 anos. Assim, ela poderá ser exibida em qualquer horário. A Globo confirma a reprise da novela de Benedito Ruy Barbosa.

A decisão do Ministério da Justiça era o que faltava para a Globo poder reexibir a trama pela segunda vez (a primeira foi em 1999, há 15 anos; a novela também foi apresentada pelo canal Viva em 2011).

Dirigida por Luiz Fernando Carvalho, O Rei do Gado foi ao ar originalmente em 1996. Antonio Fagundes, Raul Cortez, Glória Pires e Patrícia Pillar encabeçavam o elenco. A produção teve uma primeira fase com um tratamento cinematográfico e operístico raro nas telenovelas.

Por trás da saga das famílias Mezenga e Berdinazzi, O Rei do Gado mostrou a decadência do Brasil cafeeiro, na virada dos anos 1930 para os 1940, e a modernização do interior agrícola, com os conflitos entre sem-terra e fazendeiros, temática inédita e delicada. Era ambientada em São Paulo, Ribeirão Preto e na região do Araguaia.

A trama principal contava a história de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes), descendente de duas famílias que se odiavam, os Mezenga e os Berdinazzi. Bruno se transforma em um dos maiores criadores de gado do país e se torna rival de um tio, Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez). Bruno também se apaixona por uma sem-terra, Luana (Patrícia Pillar).

O Rei do Gado é de um tempo em que as novelas das nove da Globo davam mais de 50 pontos. Sua média final foi de 51,7 pontos. A primeira reprise no Vale a Pena teve 27 pontos de média, audiência que hoje só a novela das oito supera _e por pouco. 

Originalmente, O Rei do Gado teve classificação livre. Mas as regras da classificação indicativa mudaram, e a Globo teve que submeter a produção ao crivo do Ministério da Justiça. O ministério a liberou para maiores de 10 anos, mas já avisou que a obra será monitorada a partir da reestreia.

Antonio Fagundes em cena de O Rei do Gado, em que interpretava um rico fazendeiro do interior de SP


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.