Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Império

Marta se culpa por tornar Pedro um monstro: 'Sou uma cretina'

Reprodução/TV Globo

Lilia Cabral (Maria Marta) em cena da novela Império; madame vai chorar pela tragédia do filho - Reprodução/TV Globo

Lilia Cabral (Maria Marta) em cena da novela Império; madame vai chorar pela tragédia do filho

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 6/3/2015 - 4h41
Atualizado em 6/3/2015 - 5h00

A dor de uma mãe ao ver que o filho é um criminoso cruel. É isso que Maria Marta (Lilia Cabral) vai sentir na pele após ajudar José Pedro (Caio Blat) a fugir da fúria de José Alfredo (Alexandre Nero) em Império. Na última semana da novela das nove, ela baterá no marido, que estrangulará o ex-diretor financeiro após descobrir que ele é Fabrício Melgaço, o inimigo que mandou matá-lo e roubou sua fortuna. "Sou culpada sim! Sou uma cretina. Agi sem perceber que em vez de amor, estava alimentando a minha cria com ódio", vai disparar a "imperatriz" diante de Amanda (Adriana Birolli) e Du (Josie Pessoa).

Ela vai cair em um pranto inconsolável, com medo de Pedro e José Alfredo partirem para um duelo de faroeste. "Dos meus filhos era o mais amado. Eu apostei tudo no José Pedro. Por que ele fez isso comigo? Eu não merecia esse desgosto, mais essa cruz para carregar! De novo o destino mostra como eu estava errada nas minhas escolhas, que mulher equivocada que eu sou, meu Deus! Que calvário é a minha vida", vai desabafar.

Amanda e Du tentarão consolá-la, mas Marta ficará descontrolada. Ela baterá na própria barriga chamando seu ventre de amaldiçoado. Ela se condenará por ter transformado o filho em um monstro, por ter estimulado ele a brigar pelo "trono" com todas as armas. Ela citará erros que cometeu na vida, como seu primeiro casamento e a disputa pelo poder. "Vivo um suplício de Tântalo", gritará.

Du ficará sem entender o que ela quer dizer e Amanda explicará: "Mitologia grega. O símbolo da ambição desmedida seguida da eterna frustração: tudo quero, nada tenho".

"Achei que Zé Pedro devia lutar até o fim para ser o herdeiro da Império, e para isso o incitei contra o pai, tramei, ensinei como ser dissimulado, rezar a cartilha dos traidores, tudo que um calhorda deve fazer para alcançar o que quer, e agora... Zé Alfredo nunca vai me perdoar por ter conspirado e dado todo meu apoio ao Zé Pedro", lamentará ela.

Mar de desgraças

Nesse trecho do roteiro do penúltimo capítulo da novela das nove, que irá ao ar dia 12, a atriz Lilia Cabral vai encenar praticamente um monólogo, dramático, no qual ela refletirá sobre sua trajetória e questionará tudo que sempre acreditou. "Nunca pensei que nossas vidas, nossa família, nosso Império ia acabar assim... afundado num oceano de desgraças! O que eu posso esperar? Um filicídio, um parricídio?", falará Marta. No capítulo seguinte, José Pedro matará o pai.

No entanto, a personagem conseguirá em seguida sacudir a poeira e ir à luta. Ela avisará que não pode ficar ali parada à espera da notícia de quem matou quem. Ligará para Maria Clara (Andreia Horta), que após seu segundo não casamento estará desembarcando em Berlim, na Alemanha. Depois, seguirá para Império das Joias e acabará sendo a primeira pessoa da família a saber que Pedro sequestrou Cristina (Leandra Leal). Ao ligar para José Alfredo para avisá-lo das barbaridades que o filho mais velho do casal está cometendo, ela ouvirá um "muito obrigado" do comendador, o que a consolará um pouco.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.