Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Império em guerra

Marta bate em Danielle pela 2ª vez e entra para lista de sogras insanas

Reprodução/TV Globo

Lilia Cabral (Maria Marta) em cena de briga com Maria Ribeiro (Danielle) na novela Império, da Globo - Reprodução/TV Globo

Lilia Cabral (Maria Marta) em cena de briga com Maria Ribeiro (Danielle) na novela Império, da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 13/10/2014 - 17h19
Atualizado em 14/10/2014 - 6h05

Maria Marta (Lilia Cabral) vai esbofetear Danielle (Maria Ribeiro) pela segunda vez em Império, da Globo. A mulher de José Pedro (Caio Blat) xingará a sogra de cafetina, e a confusão avançará para uma tremenda baixaria no capítulo do próximo dia 29. Marta, que detesta a nora a ponto de "importar" uma sobrinha para infernizá-la, está entrando para a lista das sogras insanas das novelas (veja abaixo). 

Marta já gastou uma fortuna para boicotar as obras do apartamento que Danielle e José Pedro compraram. Depois, mandou sua sobrinha, Amanda (Adriana Birolli), voltar da Europa para atormentar a vida do casal. No novo surto da perua com a ex-moça do tempo, Marta vai enfiar a mão na cara de Danielle e disparar: “Sai da minha frente, sua biscate, cafona, suburbana! Volta para sua calçada para rodar bolsinha”.

Aguinaldo Silva, autor da trama, já chegou a escrever em seu blog sobre as sogras mais maquiavélicas da TV. Elegeu como  "a melhor", Odete Roitman (Beatriz Segall), de Vale Tudo (1988), de Gilberto Braga. Poderosa e malvada, ela armou um plano para separar Maria de Fátima (Gloria Pires) de seu filho Afonso (Cássio Gabus Mendes). Em A Indomada (1997), do próprio Silva, Altiva (Eva Wilma) destilou seu veneno contra a nora Inês (Isabel Fillardis). 

Nilson Xavier, autor do Almanaque da Telenovela Brasileira e colunista do UOL, diz que esse recurso é frequente nas novelas porque o público gosta e se diverte com o estigma da sogra como bruxa má. "Em Império, mais uma vez, o duelo entre sogra e nora tem um viés cômico. Não é para ser levado a sério", comenta o especialista, que deixa escapar que Danielle é tão chata que merece as maldades armadas por Marta.

Confira a lista com dez sogras insanas das novelas:

1 - Branca (Susana Vieira), de Por Amor (1998)

Branca se divertiu muito às custas de Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Ela não achava a jovem boa o suficiente para seu filho Marcelo (Fábio Assunção). A loira foi uma vilã que conquistou o público, mesmo fazendo o tipo de mãe superprotetora e ardilosa.

2 - Janete (Angela Vieira), de Terra Nostra (1999)

A megera nunca gostou muito de ver seu filho Marco Antonio (Marcello Antony) com a imigrante Giuliana (Ana Paula Arósio). Ela foi capaz de colocar o bebê da italiana em um orfanato.

3 - Diva (Neuza Borges), de América (2005)

A mãe de Feitosa (Ailton Graça) fazia questão de atormentar a vida de Islene (Paula Burlamaqui). Fofoqueira, ela mandou uma carta anônima para o filho insinuando que a loira tinha um caso com Jatobá (Marcos Frota). Ela fez de tudo para casar o herdeiro com Creusa (Juliana Paes).

4 - Ofélia (Nicette Bruno), de Alma Gêmea (2005)

Dona Ofélia (Nicette Bruno, foto) considerava a filha, Divina (Neusa Maria Faro), um tesouro e buzinava o tempo inteiro nos ouvidos do genro Osvaldo (Fúlvio Stefanini). Recentemente, em Joia Rara (2014), Nicette também foi uma sogra “cricri” na pele de Santinha. O genro Arlindo (Marcos Caruso) tinha de ter muita paciência.

5 - Ester (Zezé Polessa), de A Lua Me Disse (2005)

Ester nunca perdoou Heloísa (Adriana Esteves) pelo amor desvairado que seu filho Ricardo (Frank Borges) sentia pela “pobretona”. Ela passou a trama toda culpando a jovem pela morte do herdeiro.

6 - Ester (Ada Chaseliov), de Belíssima (2006)

A maquiavélica Ester (Ada Chaseliov) fez Safira (Cláudia Raia) sofrer muito em suas mãos. A sogra conseguiu separá-la de Freddy (Guilherme Weber), que era muito influenciado pela “mamãe”. A megera continuou infernizando a vida das ex-nora por divergências religiosas.

7 - Ramira (Walderez de Barros), de Ciranda de Pedra (2008)

Dona Ramira perseguia o genro, Memé (José Rubens Chachá). A malvada implicava até quando ele cismava de tingir os cabelos de cores diferentes para fazer suas experiências.

8 - Laksmi (Laura Cardoso), de Caminho das Índias (2009)

Laura Cardoso interpretou a mãe de Opash (Tony Ramos). Ela fazia da vida de sua nora Indira (Eliane Giardini) um inferno. A própria Eliane Giardini, três anos depois, deu vida a uma sogra complicada em Avenida Brasil: Muricy.

9 - Wanda (Natália do Vale), de Insensato Coração (2011)

Wanda (Natália do Vale) não era má, mas matou Norma (Gloria Pires) em Insensato Coração. Ela queria impedir que a nora entregasse Léo (Gabriel Braga Nunes) à polícia.

10 - Clô Hayalla (Regina Duarte), de O Astro (2011)

A personagem de Regina Duarte, no remake de O Astro, atazanou a vida de Lili (Alinne Moraes). Ela não aceitava a moça como a "eleita" de seu querido filho, Márcio (Thiago Fragoso).


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.