Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Mais do que duas: Há 25 anos, Gloria Pires vivia quatro mulheres em novela

Divulgação/TV Globo

Gloria Pires caracterizada como Ruth (à esq.) e Raquel em Mulheres de Areia, de 1993 - Divulgação/TV Globo

Gloria Pires caracterizada como Ruth (à esq.) e Raquel em Mulheres de Areia, de 1993

REDAÇÃO

Publicado em 4/2/2018 - 6h16

Muito antes de se dividir entre Duda e Beth em O Outro Lado do Paraíso, Gloria Pires já lidava com diferentes identidades em uma mesma novela. Há 25 anos, estreava o remake de Mulheres de Areia, fenômeno da faixa das 18h da Globo. Além de interpretar as gêmeas Ruth e Raquel, Gloria ainda representou as nuances e picuinhas entre as duas: Ruth imitando Raquel e vice-versa. Quatro personalidades de uma só vez.

O ponto central de Mulheres de Areia era a rivalidade entre a gêmea boa e a gêmea má. Ruth era doce, generosa e amorosa, enquanto Raquel era invejosa, egoísta, ambiciosa e se aproveitava da volta da irmã à cidade para roubar o namorado dela.

Marcos (Guilherme Fontes) se deixou seduzir e até se casou com Raquel, para sofrimento de Ruth. Mas, quando a gêmea do mal foi dada como morta após um acidente, a gêmea boa "aproveitou" a oportunidade e se fez passar pela irmã (que voltou na reta final da novela em busca de vingança).

O conflito entre as irmãs deixava o telespectador grudado na TV. Mulheres de Areia chegou a dar 60 pontos no Ibope. Além dos embates dignos do Casos de Família, também teve muito destaque o personagem Tonho da Lua, pelo qual o ator Marcos Frota é conhecido até hoje.

Relembre essas e outras curiosidades de Mulheres de Areia:

Divulgação/tv globo

A atriz Gloria Pires contracenava com uma dublê em cenas da novela Mulheres de Areia

Gloria e sua gêmea
Em 1993, a novela contou com algumas inovações tecnológicas da época para representar irmãs gêmeas. O diretor Carlos Magalhães usou pela primeira vez em uma novela um equipamento chamado Ultimatte, com o qual um fundo azul ou verde (chroma key) podia ser substituído por outra imagem.

Para as cenas em que uma das gêmeas aparecia apenas de costas, a atriz Graziela di Laurentis servia como dublê. Anos depois, Graziela trabalhou discretamente em outra novela estrelada por sua "gêmea" Gloria Pires: ela era a noiva que aparecia passando maquiagem na abertura de Anjo Mau (1997).

divulgação/tv globo

O ator Marcos Frota em cena como Tonho da Lua, personagem que marcou sua carreira

Tonho da Lua
Havia uma disputa interna na Globo pelo personagem Tonho da Lua: Irving São Paulo, Eduardo Moscovis e Marcos Frota fizeram teste. O último ficou com o papel do rapaz com problemas mentais que fazia esculturas na areia, o mais marcante de sua carreira até hoje. Na história, apesar de infantilizado, Tonho da Lua era o único que notava as diferenças entre Ruth e Raquel e o mau-caratismo da irmã vilã. 

divulgação/tv globo

Os atores Marcos Frota e Denise Milfont; a novela era gravada em Angra dos Reis, no Rio

Questão ambiental
Mulheres de Areia também teve uma campanha social: a novela se passava em Pontal D'Areia, cidadezinha praiana envolvida em uma questão ambiental. De um lado, o prefeito lutava contra a poluição das praias e do mar; de outro, o vice-prefeito insistia na construção de hotéis para transformar o lugar em um polo turístico.

Por meio do embate, a novela veiculou informações sobre a importância de manter as praias limpas e as doenças que podem ser contraídas com o local poluído.

divulgação/tv globo

Gloria Pires se dividiu entre a gêmea boa e a gêmea má durante toda a novela

Sucesso na faixa das 18h
A exibição de Mulheres de Areia foi adiada durante anos na Globo. A ideia do remake começou a circular na emissora ainda em 1990, mas o projeto foi arquivado e depois postergado: prevista para ir ao ar em 1992, os planos mudaram porque naquele ano Gloria Pires deu à luz sua segunda filha, Antonia Morais.

Quando de fato foi ao ar, a novela se tornou um fenômeno: teve média geral de 49 pontos na faixa das seis, 11 a mais do que a antecessora, Despedida de Solteiro (1992), e 6 a mais do que as novelas das sete exibidas no mesmo período, O Mapa da Mina e Olho no Olho.

divulgação/tv globo

Guilherme Fontes e Gloria Pires formaram o casal principal da trama de Mulheres de Areia

Sucesso até na Rússia
Mulheres de Areia foi vendida para vários países, mas chamou mais atenção na Rússia. Lá, foi chamada de Sekret Tropikanki (em tradução para o português, O Segredo de uma Mulher Tropical). A novela foi tão bem que o governo russo exibiu o último capítulo em dia de eleição, para que as pessoas ficassem em casa e, sem viajar, aproveitassem para votar em suas cidades.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.