Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PALOMMA DUARTE

Lígia de Garota do Momento comprova tendência que mudou TV nos últimos anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Palomma Duarte caracterizada como Lígia em cena de Garota do Momento

Lígia (Palomma Duarte) em Garota do Momento; atriz rouba a cena na novela das seis da Globo

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 14/1/2025 - 6h10

A atriz Palomma Duarte prova em Garota do Momento que o raio pode, sim, cair duas vezes no mesmo lugar. Afinal, Lígia se tornou um dos personagens da novela mais comentados nas redes sociais, por causa de sua relação cheia de altos e baixos com o ex-marido, Raimundo (Danton Mello). Uma experiência parecida com a que ela já havia vivido como a Heloísa de Além da Ilusão (2022) --curiosamente, também assinada pela novelista Alessandra Poggi.

Lígia pode até viver nos anos 1950, mas é um dos personagens que melhor captura os atuais debates sobre o papel social da mulher com mais de 40 anos. Ela confronta não só o peso da maternidade e da realização profissional, mas também apresenta questões relacionadas ao afeto e à paixão.

A relação dela com Raimundo, que até lembra em alguns pontos a de Heloísa e Leônidas (Eriberto Leão), recebe tanta importância quanto a de Celeste (Debora Ozório) e Edu (Caio Manhente).

Lígia não desempenha apenas o papel da mulher que aceitou ficar casada no papel para não atrapalhar a vida social de sua filha. Ela insiste em ter sonhos e aspirações que vão além do lar, encontrando ecos justamente nos dias atuais --em que as mulheres se sentem sobrecarregadas na dupla jornada dentro de casa e no mercado de trabalho.

Mais do que isso, ela se permite também ser desejada e amada, ainda que o ex-marido seja quem mais corresponda. Raimundo também fica na corda bamba entre o homem reacionário, que deixa os preconceitos falarem mais alto, e aquele que começa a se importar menos com a pressão social sobre o seu papel de "pai de família".

Uma construção dificílima não só para a autora, que precisa justificar bem uma possível redenção desse machista, mas também para Danton Mello. Ele e Palomma, até aqui, foram responsáveis por algumas das melhores cenas da produção de época.

O folhetim segue uma tendência que já era observada desde o remake de Éramos Seis (2019). Os romances mais maduros caíram no gosto dos internautas, a ponto de Clotilde (Simone Spoladore) e Almeida (Ricardo Pereira) desbancarem em números até os pares formados por atores mais novos e com milhões de seguidores nas redes.

Uma das explicações para esse fenômeno é o envelhecimento não só da população brasileira, mas também do público da televisão aberta. A novela das seis não perdeu a força junto aos mais jovens apenas pela mudança dos hábitos, mas por questões da própria programação --como o fim de Malhação (1995-2020). Hoje, a faixa recebe diretamente do Vale a Pena Ver de Novo, que mira justamente naqueles mais saudosistas.

Do outro lado, as discussões sobre etarismo foram fundamentais para uma virada na percepção, dos próprios autores até o público em si, sobre a construção de personagens maduros.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Garota do Momento.

Garota do Momento é ambientada em Copacabana, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Natalia Grimberg. No elenco, estão Solange Couto, Lilia Cabral, Fabio Assunção, Carla Cristina Cardoso, Leticia Colin e Ícaro Silva, entre outros nomes. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Garota do Momento e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Garota do Momento: Capítulos da novela das seis da Globo - 14 a 25/1

Terça, 14/1 (Capítulo 61)
Clarice desperta e Juliano pede que o médico aplique a sedação novamente. Lígia agradece a Raimundo. Edu e Celeste prometem ficar juntos. Ronaldo desconfia de armação no campeonato de boliche. Arlete sente falta da foto de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.