Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Análise

Inês de Babilônia se transforma na vingativa Rita de Avenida Brasil

Reprodução/TV Globo

Adriana Esteves (Inês) em cena exibida na novela Babilônia, da Globo, nesta quinta-feira (9) - Reprodução/TV Globo

Adriana Esteves (Inês) em cena exibida na novela Babilônia, da Globo, nesta quinta-feira (9)

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 9/4/2015 - 17h37
Atualizado em 9/4/2015 - 23h00

Babilônia muda de rumo a partir de agora, pega carona em um enredo que faz sucesso na literatura e na dramaturgia. Há três anos, Avenida Brasil mostrou no horário nobre da Globo a sede de vingança e a vontade de dar o troco em quem destruiu sua vida, com a saga de Rita (Débora Falabella). Inês (Adriana Esteves) passa a seguir esse caminho. Ela não superou o trauma da adolescência, quando viu Beatriz (Gloria Pires) "roubar" seu pai e viveu uma tragédia. Culpou a "amiga" por não ser feliz e acredita que tem direito a tudo que é da rival.

A advogada pode, assim, justificar sua obsessão pela arquiteta e, quem sabe, conquistar o público. As histórias de Babilônia e Avenida Brasil são diferentes, mas a transformação da vilã de Adriana Esteves em uma mulher vingativa contém os ingredientes que tanto agradaram a audiência em 2012 na trama de João Emanuel Carneiro. Os autores de Babilônia disseram que o segredo revelado hoje (9) estava previsto, mas viria à tona mais para frente. Difícil acreditar que o mistério tivesse o apelo que ganhou diante da queda de ibope da trama.

A revelação do segredo, anunciada desde o último domingo (5), foi a última cena do capítulo desta quinta-feira. Celina (Débora Duarte) chegou à casa de Inês repentinamente para visitar a sobrinha. Diante da tia, com lágrimas nos olhos, a advogada mostrou um lado oculto. "Estou aguentando muita humilhação. Estou aguentando ela me pisando. Estou guardando tudo, mas na hora certa vou acabar com a vida dela. Igual ela acabou com a minha. Tenho ódio da Beatriz. E esse ódio queima, esse ódio me sufoca. Vou me vingar, sim", disse Inês.

É a virada da personagem. Inês se mostrou insatisfeita desde o começo, como se mundo lhe devesse algo. Mas sua relação com Beatriz sempre foi um misto de inveja e fascínio. A advogada quer ser a outra. Em Celebridade (2003), de Gilberto Braga, Laura (Cláudia Abreu) tinha a mesma obsessão por Maria Clara (Malu Mader). Só que naquele história a razão do ódio era porque a vilã cresceu pobre mesmo sendo filha da verdadeira musa de uma canção responsável por tornar Maria Clara rica e famosa.

Inês tinha um vídeo de traição nas mãos que acabaria com os planos da rival. Depois, ela foi a única pessoa a saber que Beatriz matou o amante. Porém, a invejosa acabou fazendo um pacto por uma promoção para o marido, Homero (Tuca Andrada). Na cena das duas brindando a aliança, ainda na primeira semana de Babilônia, Inês disparou: "Se a morte desse motorista serviu para reviver nossa amizade, podemos dizer que ele foi um mártir".

Quando Homero morreu, a vingança revelada agora estava para lá de enterrada. A advogada queria ficar em Dubai (Emirados Árabes). Queria viver como dondoca, casando a filha, Alice (Sophie Charlotte), com um homem rico. Toda essa determinação de uma mulher vingativa é novidade.

As duas únicas pistas de que havia um segredo, lançadas em falas de Teresa (Fernanda Montenegro), não diziam nada. Poderia ser só recalque da amiga gordinha e tímida que Beatriz usava na adolescência para se promover como "boazinha". Ou seja, não deixaram o telespectador intrigado, passaram despercebidos.

O fato de Inês ter um motivo real para ser capacho de Beatriz deve agradar mais do que a inveja e a cobiça que até então eram os indícios do conflito entre elas. Só que o público está atento. Quem vê a novela vai desconfiar, vai questionar a sede de vingança da nova "Rita" do horário nobre. E a grande missão da personagem passa ser convencer a todos de seu propósito. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.