Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SAL DA TERRA

Globo transforma novela das seis em trama das onze pela segunda vez

Marilia Cabral/TV Globo

Depois de Os Dias Eram Assim, Renato Góes voltará à faixa das 23h com Sal da Terra - Marilia Cabral/TV Globo

Depois de Os Dias Eram Assim, Renato Góes voltará à faixa das 23h com Sal da Terra

DANIEL CASTRO e LUCIANO GUARALDO

Publicado em 25/12/2017 - 5h43

Pela segunda vez, a Globo decidiu transformar uma obra originalmente pensada para o horário das seis em uma novela das 23h. Sal da Terra, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, estava na fila das 18h, mas foi transformada em uma supersérie para ir ao ar em 2019. No ano passado, Os Dias Eram Assim também passou pela mesma mudança.

Centrada na história de uma família da Síria que se refugia em São Paulo por causa da guerra civil no país de origem, Sal da Terra seria exibida logo depois de Orgulho e Paixão, escrita por Marcos Bernstein e que estreará no lugar de Tempo de Amar.

Porém, a direção de teledramaturgia da Globo observou que a novela de Thelma e Duca se desenvolverá melhor na faixa mais tardia da emissora, que permite maior liberdade para abordar temas pesados e produzir cenas sensuais.

Tratar a guerra civil da Síria na faixa das seis seria uma tarefa complicada, já que o conflito é devastador. Segundo estimativas não-oficiais, cerca de 500 mil pessoas já morreram no país. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), 5,5 milhões de sírios são considerados refugiados mundo afora, 2,5 mil deles no Brasil.

O Notícias da TV apurou que as autoras já reescreveram os primeiros capítulos de Sal da Terra para o novo horário, com cenas mais violentas e apimentadas. O resultado foi aprovado internamente. Como a supersérie de 2018 será Onde Nascem os Fortes, já em gravação, a estreia da novela de Thelma e Duca ficou para 2019.

O elenco de Sal da Terra será liderado por Renato Góes, que deixou o posto de protagonista de Deus Salve o Rei após se desentender com o diretor da novela, Fabrício Mamberti, logo no primeiro dia de gravações. Góes também protagonizou Os Dias Eram Assim; assim, conseguirá a façanha de protagonizar as duas novelas da Globo pensadas para as 18h mas exibidas como superséries das onze.

Também são cotados para Sal da Terra nomes como Camila Pitanga, Bruno Gagliasso, Marcelo Médici, Mouhamed Harfouch e Júlia Dalavia. A direção artística da novela está a cargo de Amora Mautner.

Thelma Guedes e Duca Rachid são parceiras fixas na autoria de novelas desde 2006, quando assinaram O Profeta. Depois, fizeram Cama de Gato (2009), Cordel Encantado (2011) e Joia Rara (2013). Com a última, ganharam o Emmy Internacional de melhor telenovela.

Sal da Terra marcará a estreia da dupla em uma novela fora do horário das seis. As duas chegaram a entrar na fila das 21h com O Homem Errado, que substituiria A Força do Querer no horário mais nobre. Porém, a obra foi cancelada e, para seu lugar, foi escalado Walcyr Carrasco, com a atual O Outro Lado do Paraíso.

Com a troca de horário, o espaço que era de Sal da Terra na fila das novelas das seis será ocupado por Elizabeth Jhin, que desenvolve uma obra ainda sem título definido.

Resumos Semanais

Resumo da novela Órfãos da Terra: Capítulo de 21 de setembro

Sábado, 21/9 (Capítulo 149)
Camila inicia seu depoimento. Dalila reclama de ter a alta adiada. Padre Zoran convida Missade a voltar a dar aulas no Instituto. Benjamin sente ciúmes de Letícia. Letícia fica encantada com o trabalho de Faruq no ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.