GRITO DE LIBERDADE
BEATRIZ DAMY/TV GLOBO
Raimundo (Danton Mello) vai transar com a ex-mulher e ficará mal ao acordar sozinho na cama
Lígia (Palomma Duarte) vai ter uma recaída com seu ex-marido, Raimundo (Danton Mello), na próxima semana em Garota do Momento. Apaixonado pela mãe de seus filhos, ele cairá no choro ao vê-la em uma festa em sua casa e se mostrará vulnerável diante de um amor que não sabe como superar. Os dois vão se beijar, e a cantora transará com o publicitário no antigo quarto do casal. Ela ainda sairá de fininho na calada da noite.
No dia seguinte, ele verá que ela não está mais na cama e encontrará um bilhete na mesa de cabeceira. "Você sempre terá o meu amor", estará escrito. Raimundo ameaçará amassar o papel, mas o guardará com cuidado em um gaveta. Na cena romântica, Lígia falará que o amor deles foi maravilhoso, mas ela não se encontrou na maternidade e não tinha habilidades domésticas.
Ela deixará claro que fez uma escolha por ela e falará em depressão ---assunto que não era muito comum naquela década. Ao deixar o quarto, a loira será vista pelo filho mais velho. Beto (Pedro Novaes) sacará o que terá rolado e irá para cima do pai depois.
A sequência é bem moderna para o ano em que a novela se passa, 1958, ainda mais se tratando de um casal que não superou a separação e vive um grande conflito. Ela foi apartada do convívio com os filhos por preferir deixá-los com o pai para cantar na noite, seguir o sonho de ser cantora e não viver infeliz como mãe e dona de casa.
Garota do Momento mergulha, assim, no debate da igualdade de direitos entre homens em mulheres. A autora Alessandra Poggi afirma que Lígia paga um preço muito alto por ser a personagem que já deu um grito de liberdade.
"Para quem não sabe, naquela época a mulher era considerada relativamente incapaz. Ela só podia trabalhar, viajar, ter passaporte e conta em banco, com autorização do marido ou de um homem responsável. A mulher não tinha CPF nessa época, tinha que usar o CPF de um homem. Então, é uma época que não havia divórcio. As mulheres desquitadas e os filhos dela sofriam muito preconceito", explica a novelista ao Notícias da TV.
Ela traz todas essas questões na novela porque elas ainda são debatidas, de alguma forma, nos dias de hoje. "Apesar da gente já ter avançado nisso e em várias questões femininas, a gente vai ter mulheres que vão estar tentando dar um grito de liberdade na novela e conseguindo", adianta.
Ela diz que o caso da Lígia é o exemplo maior, mas virão outras mulheres assim. "A gente tem também a personagem da Maria Flor, a Anita, que ela é casada com um homem supermachista e vai se apaixonar por outra pessoa e trabalhar essa questão do desquite. O preconceito que ela vai sofrer quando ela resolver sair desse casamento é enorme", antecipa Alessandra.
Outra empoderada é a mocinha Beatriz (Duda Santos). "Ela vai romper também com os preconceitos da época, tornando-se outra propaganda de uma grande fábrica, de uma grande perfumaria. É uma novela muito feminina. Prefiro falar feminina do que feminista", conclui a autora.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Garota do Momento.
Garota do Momento é ambientada em Copacabana, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Natalia Grimberg. No elenco, estão Solange Couto, Lilia Cabral, Fabio Assunção, Carla Cristina Cardoso, Leticia Colin e Ícaro Silva, entre outros nomes.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Garota do Momento e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Garota do Momento: Capítulos da novela das seis da Globo - 13 a 23/11
Quarta, 13/11 (Capítulo 9)
Juliano ordena que seus seguranças contenham os manifestantes. Beto e Beatriz conseguem fugir. Ulisses e Glorinha são presos, e Ana Maria alerta Iolanda. Beto afirma que está apaixonado por Beatriz. Juliano exige que Raimundo repreenda Beto. ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.