OPINIÃO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Helena (Isabel Teixeira) em cena que encerrou o penúltimo capítulo de Elas por Elas, na Globo
Helena (Isabel Teixeira) termina o remake de Elas por Elas bem mais insana e feroz do que se poderia imaginar, com uma monstruosidade cênica que foi instaurada em toda a reta final do folhetim. O trabalho da atriz de 50 anos é de tirar o chapéu, mesmo ela ainda sendo uma novata nas novelas --esse foi seu terceiro papel no elenco fixo de uma trama da Globo e já como uma das protagonistas.
A vilã endinheirada em nada lembrou Maria Bruaca, a fogosa dona de casa que ela viveu em Pantanal (2022). Muitas pessoas nem associam a atriz à médica Jane, que Isabel interpretou em Amor de Mãe (2019).
Helena foi definida por Isabel como uma vilã que não sabia que era vilã. A soberba e a psicopatia da empresária foram crescendo ao longo da novela, mas ganharam os contornos mais impactantes quando ela parou de ser a ex-mulher que atormenta a rival --daquelas capazes de passar com o carro por cima da inimiga, como ocorreu quando ela tentou matar Adriana (Thalita Carauta).
Tudo porque a madame é uma pessoa que não sabe perder. A partir do momento em que se descortinou sua total falta de caráter, Helena foi voando cada vez mais alto graças a Isabel.
O rompimento do cordão umbilical que ligava a novela atual à trama criada por Cassiano Gabus Mendes (1929-1929) turbinou o desenvolvimento da antagonista que baba de raiva em algumas sequências e fala as piores coisas do mundo com extrema naturalidade.
Elas por Elas ganhou muito quando deixou de ser um remake para virar uma obra aberta, em que tudo e todos os clichês são possíveis. Foi aí que o público viu Helena trilhar o caminho das vilãs memoráveis das novelas.
Da rejeição ao filho biológico, Marcos (Luan Argollo), ao sequestro de Jonas (Mateus Solano), Helena não deixou uma ponta solta. As conversas com sua versão jovem, mais que mimada, papel a cargo de Fernanda Lasevitch, também entram nos destaques dessa personagem que já nasceu fora da casinha e que ficou ainda pior por conta da educação (ou falta dela), de responsabilidade de Sérgio (Marcos Caruso).
Incapaz de ouvir um não, Helena chega ao ápice ao regredir à infância e brincar de boneca depois da tragédia que ocorreu no penúltimo capítulo de Elas por Elas. Ela matou Sérgio na tentativa de atirar em Marcos e disposta a morrer para não ir para a cadeia. Helena termina internada, mas o pior mesmo é estar presa em sua própria mente doentia.
Elas por Elas é uma releitura da trama criada por Cassiano Gabus Mendes (1927-1993) em 1982. A novela será substituída por No Rancho Fundo, de autoria de Mario Teixeira. O folhetim protagonizado por Larissa Bocchino e Túlio Starling estreia na segunda (15) na faixa das seis da Globo.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Elas por Elas e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Elas por Elas: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 9 a 13/4
Terça, 9/4 (Capítulo 168)
Helena dopa a irmã. Marcos descobre que Helena não está com Sérgio e alerta Giovanni. Adriana se desespera com a possibilidade de Helena estar com Ísis. Helena arma para Ísis e simula que a jovem a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.