NÃO DIGA ALÔ
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Odete Roitman (Debora Bloch) em Vale Tudo; novas mídias dão trabalho em adaptação de texto
O telespectador mais atento provavelmente percebeu que a maior mudança no remake de Vale Tudo já apareceu no primeiro trailer. E mais precisamente nas mãos de Odete Roitman (Debora Bloch). Afinal, a vilã foi vista dando ordens a um de seus subordinados ao celular --aparelho que deu o maior trabalho para a autora Manuela Dias e a sua equipe de roteiristas nos bastidores.
Um dos principais desafios em adaptar o texto de Gilberto Braga (1934-2021), Leonor Bassères (1926-2004) e Aguinaldo Silva são justamente as novas mídias. Afinal, hoje em dia, é muito mais fácil encontrar alguém com os avanços da telefonia móvel e a popularização das redes sociais --tornando bem mais difícil que Maria de Fátima (Bella Campos), por exemplo, desapareça sem deixar vestígios.
O próprio trailer mostrou que a primeira reação de Raquel (Taís Araujo) ao descobrir que a sua casa havia sido vendida pela filha foi justamente ligar para o celular dela. Um detalhe que obviamente não existia na primeira versão, mas que precisou ser adicionado pelos roteiristas para dar maior verossimilhança à adaptação.
Esse é só um exemplo das inúmeras situações que vão precisar de ajustes por parte de Manuela e sua equipe, que também arranjaram uma "dor de cabeça" ao mexer no perfil de Solange Duprat (Alice Wegmann) --que, agora, vai trabalhar para uma agência de influenciadores e não de modelos como a personagem de Lídia Brondi.
Como o Notícias da TV já havia mostrado, a autora está ciente desde o começo que as pessoas vão reclamar das mínimas mudanças nas redes sociais. Um excesso de preciosismo com o texto original até poderia agradar os saudosistas, mas seria um tiro no pé --especialmente porque o folhetim é produto intrinsecamente ligado ao zeitgeist [espírito da época, em alemão].
O celular e as redes sociais vão dar maior agilidade à trama, especialmente com Maria de Fátima em busca de se tornar uma influenciadora. Como fazer com que Raquel não a desmascare tão rapidamente se, hoje, basta uma DM em um perfil de fofoca para expor até a mais insignificante das subcelebridades?
Um dos jeitos encontrados por Manuela é a introdução do quiet luxury (luxo discreto, em inglês), uma tendência em que as elite econômicas se mostram avessas à atual economia de atenção. Odete, aliás, vai ser uma dessas --em que não vai querer ser encontrada nem pela própria sombra.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.