Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

NÃO DIGA ALÔ

Em segundos, Odete Roitman entrega maior mudança do remake de Vale Tudo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Debora Bloch como Odete Roitman em Vale Tudo

Odete Roitman (Debora Bloch) em Vale Tudo; novas mídias dão trabalho em adaptação de texto

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 27/2/2025 - 6h10

O telespectador mais atento provavelmente percebeu que a maior mudança no remake de Vale Tudo já apareceu no primeiro trailer. E mais precisamente nas mãos de Odete Roitman (Debora Bloch). Afinal, a vilã foi vista dando ordens a um de seus subordinados ao celular --aparelho que deu o maior trabalho para a autora Manuela Dias e a sua equipe de roteiristas nos bastidores.

Um dos principais desafios em adaptar o texto de Gilberto Braga (1934-2021), Leonor Bassères (1926-2004) e Aguinaldo Silva são justamente as novas mídias. Afinal, hoje em dia, é muito mais fácil encontrar alguém com os avanços da telefonia móvel e a popularização das redes sociais --tornando bem mais difícil que Maria de Fátima (Bella Campos), por exemplo, desapareça sem deixar vestígios.

O próprio trailer mostrou que a primeira reação de Raquel (Taís Araujo) ao descobrir que a sua casa havia sido vendida pela filha foi justamente ligar para o celular dela. Um detalhe que obviamente não existia na primeira versão, mas que precisou ser adicionado pelos roteiristas para dar maior verossimilhança à adaptação.

Esse é só um exemplo das inúmeras situações que vão precisar de ajustes por parte de Manuela e sua equipe, que também arranjaram uma "dor de cabeça" ao mexer no perfil de Solange Duprat (Alice Wegmann) --que, agora, vai trabalhar para uma agência de influenciadores e não de modelos como a personagem de Lídia Brondi.

Como o Notícias da TV já havia mostrado, a autora está ciente desde o começo que as pessoas vão reclamar das mínimas mudanças nas redes sociais. Um excesso de preciosismo com o texto original até poderia agradar os saudosistas, mas seria um tiro no pé --especialmente porque o folhetim é produto intrinsecamente ligado ao zeitgeist [espírito da época, em alemão].

O celular e as redes sociais vão dar maior agilidade à trama, especialmente com Maria de Fátima em busca de se tornar uma influenciadora. Como fazer com que Raquel não a desmascare tão rapidamente se, hoje, basta uma DM em um perfil de fofoca para expor até a mais insignificante das subcelebridades?

Um dos jeitos encontrados por Manuela é a introdução do quiet luxury (luxo discreto, em inglês), uma tendência em que as elite econômicas se mostram avessas à atual economia de atenção. Odete, aliás, vai ser uma dessas --em que não vai querer ser encontrada nem pela própria sombra.


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 30/5 a 14/6

Sexta, 30/5 (Capítulo 53)
Maria de Fátima finge preocupação com Solange. Leila conversa com Marco Aurélio à espera de Renato. Igor afirma para Afonso que Maria de Fátima está apaixonada pelo triatleta. Solange questiona Maria de Fátima sobre seus sentimentos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.