Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CLÁUDIA ABREU

Dupla jornada: Atriz apareceu em novelas das oito e das sete ao mesmo tempo

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Cláudia Abreu em foto preto e branco em cena como Luzia na novela Hipertensão (1986)

Cláudia Abreu como Luzia em Hipertensão (1986); atriz emendou novela com O Outro (1987)

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 17/4/2023 - 6h20

Há 36 anos, Hipertensão (1986) chegava ao fim na Globo. A história de Ivani Ribeiro (1922-1995) marcou a estreia de Cláudia Abreu nos folhetins como Luzia, jovem assassinada misteriosamente e que continuou na trama por meio de flashbacks. Com a personagem morta na novela das sete, a atriz emendou um novo trabalho em O Outro (1987), de Aguinaldo Silva e exibida na faixa das oito. Dessa forma, a artista aparecia na TV em duas novelas ao mesmo tempo.

Aos 16 anos, Cláudia teve como primeiro papel na televisão uma arrumadeira que trabalhava e morava na fazenda Santa Lúcia. A adolescente acabava se envolvendo com Raimundo (Taumaturgo Ferreira), filho da patroa Donana (Geórgia Gomide) --que reprovava o romance.

A jovem morreu de maneira trágica e misteriosa, promovendo um "quem matou Luiza?" que durou até o final da história. A moça continuou aparecendo na trama em alguns flashbacks, enquanto o crime era investigado pelo delegado Joel (Nelson Xavier).

Entre os suspeitos, estavam: Raimundo, por ter engravidado a menina; Carina (Maria Zilda), com quem Luzia achava que disputava Rai; o índio Chico (Stênio Garcia), que a perseguia; e Donana, que não suportava a ideia de que a garota estivesse esperando um neto dela.

Rai chegou a ser preso pelo crime, mas Donana não aguentou ver o herdeiro atrás das grades e confessou ser a responsável pelo assassinato. A megera havia empurrado Luzia durante uma discussão, e a jovem caiu de uma ribanceira.

Enquanto os eventos da morte de Luzia eram solucionados nos momentos finais de Hipertensão, Cláudia Abreu já aparecia simultaneamente nos primeiros capítulos de O Outro como Zezinha.

Bazilio Calazans/TV GLOBO

Cláudia Abreu aos 17 anos em foto preto e branco

Cláudia em O Outro (1987)

A nova personagem da atriz era a filha ciumenta de Denizard de Mattos (Francisco Cuoco), que não aceitava o namoro do pai com a Índia do Brasil (Yoná Magalhães).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.