CAPETA E PLANETA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
José Inocêncio (Marcos Palmeira) com o diabo na garrafa de Renascer; capeta é vilão em Reis
Depois de finalmente dar as caras no remake de Renascer, o cramulhão também vai fazer uma ponta na novela Reis nesta quarta (24). Joiada (Marcelo Filho) e o exército de Israel vão se deparar com um ritual feito com sangue e fogo para Moloch --uma das inúmeras divindades pagãs que foram associadas pelo cristianismo ao diabo.
Moloch, que também é chamado de Malcã no folhetim bíblico da Record, era frequentemente retratado com um par de chifres. Ele também não se ajudava ao exigir o sacrifício de recém-nascidos em fogueiras, facilitando ainda mais a sua "vilanização" com a expansão do cristianismo pela Ásia Menor.
Os chifres são ainda uma caraterística do deus grego Pã, assim como os pés de bode que posteriormente foram associados a Satanás. Já o excesso de pelos, que é frequentemente descrito como uma das características do coisa-ruim, foi inspirado pelo deus egípcio Bes.
Os textos cristãos não dão uma exata descrição sobre Lúcifer, apenas dizendo que se tratava de um dos anjos mais bonitos do Paraíso. A serpente e os répteis são frequentemente associados ao diabo, do mito de Adão e Eva até o dragão que é derrotado por São Jorge --sobre o qual também não há uma explicação tão clara nas escrituras.
Os historiadores acreditam que os primeiros cristãos --e, posteriormente, a Igreja Católica-- foram se apropriando das características de deuses pagãos para criar a própria imagem do diabo. Uma estratégia para ridicularizar e demarcar bem quem eram os seus rivais. Além de, claro, controlar os fiéis por meio do medo.
REPRODUÇÃO/RECORD
Malcã com chifres em Reis
Essas imagens foram gradativamente se espalhando pela Europa durante a Idade Média (476-1453) e depois para o resto do mundo com as Grandes Navegações que dão início à Idade Moderna (1453-1789).
Não custa lembrar que os jesuítas também foram responsáveis pela educação nas colônias portuguesas, como o Brasil, durante séculos. A fé em Deus e o medo do diabo eram aprendidos nas cartilhas e também transmitidos em sermões aos que não tinham acesso ao sistema educacional.
Ou seja, não é uma surpresa notar que o diabo esculpido pelo artista plástico Dante para a novela Renascer não é assim tão diferente das estátuas de Malcã em Reis. São duas pontas que acabam se unindo na teledramaturgia.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.