Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Capítulos de 13 a 17/7

Dez Mandamentos: Ramsés condena Oseias à morte após protesto

Reprodução/Record

Ramsés (Sérgio Marone) não perdoa afronta e dá pena máxima ao hebreu em Os Dez Mandamentos - Reprodução/Record

Ramsés (Sérgio Marone) não perdoa afronta e dá pena máxima ao hebreu em Os Dez Mandamentos

REDAÇÃO

Publicado em 9/7/2015 - 15h58
Atualizado em 12/7/2015 - 7h37

RESUMO: Oseias (Sidney Sampaio) fará um protesto em defesa do povo hebreu durante o cortejo de Ramsés (Sérgio Marone) e se recusará a fazer reverência quando ele passar. O faraó não aceitará a provocação e ordenará que o prendam e, em seguida, condenará o homem à morte. Desesperado, Anrão (Paulo Gorgulho) pedirá para Hanutmire convencer Ramsés a mudar de ideia

Segunda, 13/7 (Capítulo 81)

Oseias e Calebe levam Arão para casa e o estado do marido assusta Eliseba. Meketre se encontra com Karen na Casa de Senet e trocam juras de amor. Bezalel visita Deborah e não esconde o interesse pela garota, despertando a ira de Aoliabe. Abigail aconselha Bezalel a se afastar de Deborah. Durante o jantar, Corá olha maliciosamente para Safira e Bina percebe. Corá diz para Abirão que se tornou chefe dos escravos após passar a perna em Anrão. Bina diz para Safira parar de se insinuar para Corá e as duas discutem. Karen pede a Meketre conhecer o filho, mas o egípcio diz não ter certeza se o filho é dele. Anrão e Oseias vão ao encontro de Arão que se banha no rio e diz que pretendem mudar a situação dos escravos, deixando Arão surpreso. Já sabendo da novidade, Joquebede diz para Eliseba que irão juntar o povo hebreu para fazer um clamor a Deus por socorro. Falso, Corá vai até a casa de Joquebede para saber notícias de Arão. Insana, Yunet espera que o cortejo do faraó é para tirá-la da rua. Ana e Oseias se apaixonam, mas ela pede que ele se afaste.

Terça, 14/7 (Capítulo 82)

Apuki ordena que Abiú e Nadabe trabalhem na pedreira. Menahem chega na casa de Baruk e o encontra ardendo em febre, abandonado por Anibal. Meketre presenteia Ramsés com o amuleto. Ikeni se irrita com as reclamações de Karoma. Em conversa com Judite, Leila diz sentir saudades do povo hebreu. Ramsés inicia o cortejo pela cidade. Ana se desculpa com Oseias e eles começam a se entender. Karen encontra o filho Bak e ele fica feliz com a visita dela. Baruk se desculpa com Menahem por ter lhe dado as costas no passado. Karen agradece a Abigail pela ajuda com o filho Bak. Nefertari se encanta com o monumento em sua homenagem. Miriã e Eliseba cuidam dos escravos feridos. Bezalel alerta Hur sobre o perigo da relação do avô com Henutmire. Datã e Abirão riem de Yunet ao ouvirem ela dizer que é mãe da rainha. Durante o cortejo, Oseias se recusa a se curvar perante o rei e Ramsés fica furioso com a atitude do escravo.

Quarta, 15/7 (Capítulo 83)

Furioso, Ramsés recrimina o atrevimento de Oseias. Oseias não obedece a ordem de Apuki, é jogado no chão e chicoteado. Henutmire pede que Nefertari intervenha, mas ela se nega dizendo que o castigo é merecido. Anrão estranha que Oseias tenha se interessado em ir ao cortejo do rei. Yunet chama atenção de todos ao gritar por Nefertari. A rainha fica envergonhada e Ramsés ordena que os oficiais sumam com Yunet. O rei pede que Apuki saia com Oseias e diz para Paser seguir com o cortejo. Zelofeade, Eldade e Calebe socorrem Oseias. De longe, Ana observa o rapaz bastante machucado e se entristece. Adira estranha a demora de Menahem no encontro com Baruk. Betânia oferece companhia para Menahem, mas se envergonha ao reconhecê-lo. Furioso, Ramsés chega ao palácio culpando Oseias e Yunet por terem estragado o cortejo real. Joquebede e Miriã se apressam para cuidar de Oseias ao encontrá-lo ferido. Eliseba fica apavorada ao saber que Oseias foi chicoteado por Apuki e sai desesperada atrás do filho. Henutmire assume para Hur que foi perturbador reencontrar Yunet. Meketre deixa Tais surpresa ao revelar que Yunet realmente é mãe de Nefertari. Paser confessa para Simut que se impressionou com o estado deplorável da ex-mulher. Menahem avisa Adira que Baruk não está nada bem. Judite e Ana se chocam ao descobrirem que o rapaz agredido por Apuki é filho de Arão. Arão se surpreende ao saber que o filho foi castigado durante o cortejo do faraó. Ramsés decide condenar Oseias à morte. Bakenmut é ordenado pelo rei a executar Oseias na frente de todos os hebreus. Miriã estranha a presença de Judite no encontro. Encantados um pelo outro, Ana e Oseias trocam olhares discretos ao se reencontrarem.

Quinta, 16/7 (Capítulo 84)

Os hebreus chegam à casa de Joquebede para uma reunião. Leila conversa com Uri sobre a atitude corajosa de Oseias durante o cortejo. Apuki se diverte na Casa de Senet na companhia de Jairo, Bakenmut e Ikeni e conversam sobre uma possível punição a Oseias. Ramsés diz a Nefertari que mandou matar o hebreu como punição pela ousadia. Jetro se junta a Moisés e lamenta a ausência de Betânia junto à família. Menahem conta que Betânia continua levando a vida nas ruas. Corá percebe a presença de Ana e Judite na reunião e se aproxima com o intuito de constrangê-las na frente dos demais, já que Oseias foi castigado por Apuki. Gahiji e Chibale ouvem, impactados, as ordens que Ramsés dá a Bakenmut para punir Oseias. Ikeni vai até a casa de Joquebede para cumprir as ordens do faraó e Oseias não demonstra resistência.  Ele é colocado exposto, com os pés e mãos amarrados, para sofrer até a morte. Anrão não aceita a situação e vai até o palácio falar com o faraó. Ramsés manda expulsar o hebreu. Henutmire vai até o portão do palácio ao encontro de Anrão e ouve com surpresa o pedido do hebreu.

Sexta, 17/7 (Capítulo 85)

Anrão implora a Henutmire salvar a vida de Oseias e ela promete falar com o faraó. Arão convence os guardas a deixarem se despedir do filho. Corá observa a cunhada Safira e tanta beijar a moça. Bina aparece, percebe a situação e olha com raiva para a irmã. Miriã organiza um novo clamor para pedir proteção de Deus. Henutmire conversa com Ramsés e pede para que perdoe o hebreu. Ramsés decide perdoar Oseias para alivio de Henutmire. Adira e Menahem levam as crianças para conhecer o avô Baruk. Para espanto de Paser, o faraó manda Bakenmut até a obra escolher dez escravos para serem executados no lugar de Oseias. Ikeni vai até onde Oseias está exposto e manda soltar o hebreu. Joquebede se emociona com a decisão do faraó. Oseias implora para Ikeni não executar os dez hebreus e pede para que seja morto. Henutmire e Leila também ficam surpresas com a decisão de Ramsés. A princesa tira satisfação com o irmão e diz que foi manipulada. Bakenmut vai até a pedreira e seleciona nove escravos para serem mortos e, antes de escolher o décimo, diz o motivo. Todos ficam apreensivos até que Bakenmut para na frente de Nadabe e o encara frente a frente. Arão fica apavorado com a situação.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.