Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

ANO DE COMEMORAÇÃO

De Xuxa a Louro José: Garota do Momento presta homenagens a ícones da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Gabriel Milane em frente a cenário de programa infantil, com expressão séria em cena de Garota do Momento

Topete (Gabriel Milane) em cena de Garota do Momento; personagem homenageou Xuxa na novela

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 19/4/2025 - 16h00

No ano em que completa seis décadas no ar, a Globo tem inserido homenagens a ícones de sua história na novela Garota do Momento. O palco do Alfredo Honório Show, programa de TV da trama, recebe personagens curiosos e faz referências a sucessos da programação da emissora. Até Roberto Marinho (1904-2003) aparecerá na história.

O Alfredo Honório Show é o programa do comunicador Alfredo (Eduardo Sterblitch). A atração, que retrata os primórdios da televisão no Brasil, não tem um formato bem delimitado. A cada semana, novos quadros entram e saem do ar, e é por meio deles que a novela das seis tem inserido sutis homenagens a grandes nomes da TV.

Em meados de dezembro e janeiro, o programa teve o quadro Tempero da Anita, no qual Anita (Maria Flor) fazia suas receitas. A atração fazia referência a programas culinários, mas um detalhe chamou a atenção: a inserção do pato João, um fantoche que interagia com a apresentadora.

A dinâmica foi uma clara referência a Ana Maria Braga e Louro José/Louro Mané, ícones das manhãs da Globo. O fantoche está na novela até hoje, aliás: passou por uma transição de gênero nas mãos de Jacira (Flávia Reis) e virou a pata Paty.

Outro quadro memorável do Alfredo Honório Show foi o Clube do Topete, no qual o personagem Topete (Gabriel Milane) entretinha crianças, contava histórias e brincava com elas. A homenagem, neste caso, foi para Xuxa Meneghel e o Clube da Criança (1983-1986), primeiro programa que ela apresentou na TV, ainda na extinta Manchete.

O cenário do Clube do Topete e até as roupas e acessórios dele faziam referência ao Xou da Xuxa (1986-1992), atração de maior sucesso de Xuxa na Globo. Até o microfone que ele usava era idêntico ao que a apresentadora tinha na época.

Mais recentemente, em cenas exibidas entre o fim de março e o início de abril, um novo quadro entrou no ar no Alfredo Honório Show: o Mister B, no qual o tio de Alfredo, Bob (Anselmo Vasconcellos) fazia mágicas para a plateia. Mister B nada mais foi do que uma paródia do Mister M, quadro de mágica que fez grande sucesso no Fantástico no final da década de 1990.

Na semana em que a Globo comemorará seus 60 anos, o Alfredo Honório Show receberá uma participação ilustre. Alfredo terá a visita de Roberto Marinho, empresário, jornalista e fundador da TV Globo. Ele será interpretado por Tony Ramos.

A novela se passa em 1958, e a Globo só entraria no ar em 1965. Portanto, na trama fictícia, Roberto Marinho ficará impressionado com a estrutura da TV Ondas do Mar e do Alfredo Honório Show e dirá que um dia abrirá a própria emissora também. Desta maneira, a novela fará uma reverência ao homem que começou a criar a grande empresa em que a TV Globo se transformou.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Garota do Momento.

Garota do Momento é ambientada em Copacabana, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Natalia Grimberg. No elenco, estão Solange Couto, Lilia Cabral, Fabio Assunção, Carla Cristina Cardoso, Leticia Colin e Ícaro Silva, entre outros nomes. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Garota do Momento e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Garota do Momento: Capítulos da novela das seis da Globo - 7 a 17/5

Quarta, 7/5 (Capítulo 158)
Beatriz e Basílio invadem a mansão à procura de Clarice. Zélia garante a Teresa que descobrirá o paradeiro de Clarice. Maristela se irrita quando Bia garante que ficará na casa de Beto. Astrid confronta Zélia sobre ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.