Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Atenção, spoilers!

Como acaba Em Família: Helena engravida de Laerte e Luiza morre

Renato Rocha Miranda/TV Globo

Julia Lemmertz em cena de Em Família; Helena ficará grávida de Laerte no final de Em Família - Renato Rocha Miranda/TV Globo

Julia Lemmertz em cena de Em Família; Helena ficará grávida de Laerte no final de Em Família

DANIEL CASTRO

Publicado em 23/4/2014 - 6h00

O autor Manoel Carlos criou dois finais para Em Família, que termina em julho. Em ambas as versões, Helena (Julia Lemmertz) irá ficar grávida de Laerte (Gabriel Braga Nunes), pondo fim a uma relação de amor e ódio que permeia toda a novela das nove da Globo. Em um final que o próprio autor chama de "alternativo e dramático", Luiza (Bruna Marquezine) morre em um acidente com Virgílio (Humberto Martins). O Notícias da TV teve acesso à sinopse da novela das nove da Globo.

Versão 1 - Felizes para sempre

Luiza se casará com Laerte usando o vestido de noiva que a mãe vestiu 20 anos antes, para subir ao altar com o mesmo Laerte, então interpretado por Guilherme Leicam. Depois de casada, preocupada por não conseguir engravidar, Luiza vai ao médico e descobre que é estéril. Helena a consola, diz que ela pode adotar uma criança. Mas Luiza tem uma ideia radical: ela quer o útero de Helena, que reluta e sofre, mas concorda em engravidar por inseminação artificial.

A Helena de Julia Lemmertz repete assim os gestos das Helenas de Regina Duarte (Por Amor, 1997) e Vera Fischer (Laços de Família, 2000). A primeira trocou na maternidade o próprio filho pelo da filha, natimorto. A segunda teve um filho para salvar a filha leucêmica com um transplante de medula óssea.

+ Em Família: Clara termina com Marina para cuidar do marido doente

Passam-se nove meses e nascem gêmeos de Laerte e Helena: João Victor e Quinzinho. Novamente, Manoel Carlos faz autorreferência. Ele homenageia Lilian Lemmertz, mãe de Júlia e intérprete de sua primeira Helena, em Baila Comigo (1980). João Victor e Quinzinho eram os gêmeos vividos então por Tony Ramos, filhos da Helena de Lilian Lemmertz.

Nessa versão, todos são felizes para sempre. Luiza termina com Laerte e Helena, com Virgílio.

Versão 2 - Fênix, o amor renasce

Manoel Carlos também tem na manga um final "alternativo e dramático". Nele, um mês depois do nascimento dos gêmeos, Luiza viaja a trabalho. Laerte iria com ela, mas um imprevisto de última hora muda a história. Luiza viaja acompanhada do pai, Virgílio, e os dois morrem em um acidente de carro ou avião.

Como no mito da Fênix, o amor de Helena e Laerte renasce. Eles irão cuidar dos gêmeos e reviver um grande sentimento. Na última cena, eles aparecem balançando as duas crianças em um berço. Laerte segura a corrente com o medalhão da Fênix que deu a Helena no primeiro capítulo.

FIM.

LEIA TAMBÉM:

Em Família: Nando atira em Jairo ao saber que Juliana está grávida

Casal lésbico de Em Família divide público e novo beijo gay vira dúvida

Rede TV! demite três apresentadores e muda nome do Morning Show

Faustão diz que dançarina de Anitta tem 'cabelo de vassoura de bruxa'

Record quer Wagner Moura como Edir Macedo em superprodução

Telespectadores 'ouvem' Luciano do Valle em episódio de Os Simpsons


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.