Racismo?

Faustão diz que dançarina de Anitta tem 'cabelo de vassoura de bruxa'

Reprodução/TV Globo

Arielle Macedo, dançarina de Anitta, em participação no Faustão, no último domingo (20) - Reprodução/TV Globo

Arielle Macedo, dançarina de Anitta, em participação no Faustão, no último domingo (20)

RENATO BONFIM - Publicado em 22/04/2014, às 15h29 - Atualizado às 20h05

Um comentário de Fausto Silva no último domingo (20) revoltou usuários de redes sociais e ativistas da igualdade racial. Em seu programa, o apresentador falou que Arielle Macedo, uma das dançarinas da cantora Anitta, tem cabelo de "vassoura de bruxa". Arielle apareceu em um vídeo, exibido originalmente no ano passado, em que falava sobre um hábito constrangedor de Anitta.

Ao final da reapresentação do videotape de Arielle, Faustão comentou: "Olha lá, a Arielle com cabelo vassoura de bruxa". No vídeo, a bailarina surgia com uma cabeleira black power vermelha.

O comentário levou internautas a chamarem Fausto Silva de preconceituoso e racista. Alguns ativistas pedem que o apresentador se retrate.

Para a Globo, Fausto Silva não teve a intenção de "diminuir ou ofender" a baliarina. "O apresentador sempre foi conhecido pelo seu bom humor e sua irreverência. Durante todos esses anos, seu programa ajudou a divulgar campanhas e ações pautadas na ética, na promoção e no respeito à diversidade. E sempre repudiou qualquer ato de racismo ou discriminação", disse a emissora em nota ao Notícias da TV. Fausto Silva optou por não comentar.

Repercussão

Página no Facebook de adeptos do cabelo black power, a comunidade virtual Cacheando em Salvador fez um veemente protesto, dizendo que Fausto Silva "destilou racismo": "Não aceitamos mais que nos sejam impostos os padrões eurocêntricos de beleza! Não iremos tolerar que racismo seja reproduzido em nenhum ambiente da grande mídia. Não aceitaremos mais que nos "eduquem" para sermos racistas!".

Já a publicação Ofensiva Negritude, voltada para discussões e ações antirracistas, afirmou que "o caso é grave". "Não só por se tratar do 'black power', mas vai além, o tom pejorativo da brincadeira consegue ofender diversas pessoas que estão fazendo a transição para o cabelo black ou as pessoas que já o possuem."

O grupo finaliza o "editorial" exigindo uma retratação pública do apresentador: "Que ele peça desculpas em rede nacional e que um dia todas as pessoas com 'vassoura de bruxa', como diz Faustão, tomem ainda mais a TV".

Veja aqui o vídeo com o comentário de Fausto Silva.

LEIA TAMBÉM:

Telespectadores 'ouvem' Luciano do Valle em Os Simpsons

Record quer Wagner Moura como Edir Macedo em superprodução

Casal lésbico de Em Família divide público e novo beijo gay vira dúvida

Legenda da Record 'mata' MC Gui e revolta telespectadores


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu casal favorito no Power Couple?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook