IZA MOREIRA
DIVULGAÇÃO/PHCATARINO
Iza Moreira: atriz interpretou Tânia na novela Amor Perfeito e acaba de estrear no streaming
Aos 23 anos, Iza Moreira viu sua vida mudar por completo neste ano. Ela passou dez meses se dedicando ao trabalho na novela Amor Perfeito, da Globo, e acaba de estrear na série biográfica Anderson Spider Silva, do Paramount+. Com isso, a atriz de Belém afirma que "quebrou o muro da invisibilização" que artistas do Norte do país enfrentam como obstáculo.
Ela ressalta que todos os seus trabalhos mudam de alguma maneira a sua trajetória. Em Amor Perfeito, na pele de Tânia, camareira que sonhava virar professora, ela incorporou uma jovem que se impôs, que não se curvou por causa de sua origem ou cor da pele.
"Ela tinha os próprios desejos e sonhos, e ela se colocava em primeiro lugar, sendo protagonista da própria historia. Ela foi muito além do que eu imaginava criar como atriz para uma personagem. Ela me possibilitou mudar até mesmo a forma como eu sonhava meus sonhos, como via e vivia minhas relações pessoais. E, se ela pôde fazer isso por mim, imaginar o quanto atingiria outras jovens negras me trouxe muito orgulho", diz.
Iza já havia participado de um produto do streaming da Globo, Verdades Secretas 2, mas sentiu a grande diferença que é estar na TV aberta com a novela das seis: "Trouxe mais visibilidade como artista nortista para fora da minha região. E foi meu ultimo trabalho, já que Spider tinha sido gravado antes mesmo da novela".
A série sobre o lutador Anderson Silva conta com cinco episódios, que já estão disponíveis no Paramount+. Nela, Iza trabalhou com outros atores negros, ídolos como o cantor e ator Seu Jorge. Ela se emociona ao falar do trabalho, que define como a "realização de sonhos que nunca nem tinha imaginado ter".
Viver em um ambiente de trabalho com um comprometimento e respeito com pessoas pretas, em busca de equidade. Ver pessoas pretas em funções de decisão e poder me trouxe uma visão mais próspera sobre o futuro de pessoas negras e racializadas no meio. Foi ótimo fechar este ano com esse lançamento que aguardei muito pra ver no ar.
E, agora, quais são os próximos passos? Iza está morando em São Paulo e pretende estudar muito. Ela quer escrever as próprias histórias e, principalmente, poder falar sobre a sua região.
Foram dois trabalhos seguidos e muitos intensos. Spider foi produzido e gravado em 2022. Logo em seguida, ela começou o processo de preparação para novela, cujas gravações chegaram ao fim em setembro.
"Não vejo a hora de voltar para uma novela, é um ritmo muito diferente de estar fazendo uma série, e que eu gostei bastante. Ter a resposta quase que imediata do público, poder sentir a mudança durante o projeto e ter uma rotina fazendo o que amo. Tenho muita vontade de fazer um longa também, seja para o cinema quanto para o streaming. E estou completamente aberta a todas as possibilidades", fala.
Iza faz parte de uma nova geração de mulheres pretas nas telas e recebeu na semana passada a comenda Anastácia Livre, homenagem prestada à mulheres negras em posição de poder. O prêmio foi entregue a ela em uma cerimônia em sua terra natal, Belém.
"Foi uma honra estar ao lado de outras mulheres que também têm uma trajetória de importância para nossa história, como Zélia Amador de Deus, uma professora universitária, atriz, ativista do movimento negro e diretora de teatro. Eu me sinto muito grata à minha comunidade pelo reconhecimento ao meu trabalho, que está fazendo a diferença na história da arte paraense e nortista", comenta.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Amor Perfeito: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 23/9
Terça, 19/9 (Capítulo 158)
Sônia explica sua história para Orlando e Marê, que afirma não saber se poderá perdoar a moça. Cândida se culpa pelo mau comportamento de Gaspar. Sílvio se muda de casa. Tânia diz a Justino que deseja ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.