UMA FASE SÓ
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Marlon (Humberto Morais) e Leona (Clara Moneke) em cena de Dona de Mim; flashbacks são frequentes
Nova novela das sete, Dona de Mim tem usado e abusado de flashbacks. As cenas que mostram os personagens no passado, em momentos importantes, ajudam a explicar as situações que eles vivem no presente. A opção pelo recurso narrativo livrou a autora Rosane Svartman de cair na armadilha de dividir sua trama em duas fases, algo que pode ser perigoso até quando agrada ao público.
Em Dona de Mim, dois acontecimentos muito relevantes aconteceram de sete a oito anos antes do momento contemporâneo. Há o trauma de Leona (Clara Moneke), que perdeu sua filha com Marlon (Humberto Morais) durante a gestação e, ainda muito abalada, desistiu do casamento no altar.
Há também a trama de Ellen (Camila Pitanga) e Vanderson (Armando Babaioff), que tiveram um relacionamento feliz no passado, até que ele mergulhou de cabeça no mundo do crime e tentou levá-la junto. A funcionária da Boaz, no entanto, se afastou e descobriu a gravidez de Sofia (Elis Cabral) e um câncer terminal. Ela teve a bebê e a entregou para Abel (Tony Ramos) criar.
As cenas do encontro de Ellen e Abel no casamento dele com Filipa (Cláudia Abreu), exibidas no primeiro capítulo, são a única coisa que pode ser definida como primeira fase da novela, mas ela não durou sequer um capítulo inteiro. Todo o restante da história que acontece no passado é mostrado ao público por meio das sequências de flashback.
Em quase todo capítulo de Dona de Mim, ao menos até o início de junho, há e haverá cenas que mostram Leona, Marlon, Ellen, Vanderson, Abel e Samuel (Juan Paiva) no passado.
Há momentos mais cruciais, como quando Ellen entrega a Samuel e Abel a carta para Sofia ler quando completar 18 anos, e também memórias soltas, como Leona deitada num parque com Marlon ao lado, acariciando a barriga dela e fazendo planos para a bebê que eles teriam.
Com este recurso, a autora consegue alguns trunfos. Deixa a novela mais ágil já no presente, sem ter vários capítulos iniciais de introdução à trama principal. Com os flashbacks inseridos em pílulas a cada capítulo, é possível também tornar a história mais fresca na memória dos telespectadores.
As pessoas não precisam necessariamente ter acompanhado a primeira semana da novela para se lembrarem de que Leo ficou grávida e perdeu o bebê sete anos atrás, porque a cada capítulo há um flash de memória da própria personagem, no qual ela sofre ao ver o sapatinho da bebê ou ao rememorar o momento em que a médica lhe deu a má notícia, por exemplo.
O artifício da primeira fase numa novela é perigoso tanto se der certo quanto se der errado. Se o público não se interessar já neste primeiro momento em que conhece os personagens, fica ainda mais difícil para a trama emplacar posteriormente. Foi o que aconteceu com Mania de Você (2024), por exemplo.
Já se a primeira fase é muito boa e fisga os telespectadores logo de cara, a novela tem o desafio de manter essa mesma intensidade e o interesse do público quando chegar à segunda fase. Há exemplos de boas primeiras fases em novelas, como O Rei do Gado (1996), Império (2014) e as duas versões de Renascer (1993 e 2023).
Em Renascer, aliás, a primeira fase da versão original estava prevista para durar 12 capítulos, mas o então chefão da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, exigiu que ela fosse reduzida para quatro capítulos, para que o público não se apegasse demais aos personagens do início e tivesse um baque muito grande com a mudança da história e dos atores.
Não adiantou muito: os telespectadores gostaram tanto dos primeiros capítulos que a Santinha da primeira fase, Patrícia França, voltou a aparecer. Ela surgia em sonhos e devaneios de José Inocêncio (Antonio Fagundes) e ficou até o final da novela. O mesmo aconteceu na segunda versão, com Duda Santos e Marcos Palmeira nos papéis de Santinha e José Inocêncio.
Em Dona de Mim, com os flashbacks distribuídos de maneira suave em cada capítulo, Rosane Svartman consegue fugir dessa possível cilada e rememorar a cada dia os acontecimentos mais marcantes das trajetórias de seus personagens. Um truque eficiente --e que tem resultado em boa audiência.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim
Dona de Mim é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Allan Fiterman. No elenco, estão Clara Moneke, Tony Ramos, Juan Paiva, Rafael Vitti e Cláudia Abreu, entre outros nomes.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 9 a 17/5
Sexta, 9/5 (Capítulo 11)
Leo se surpreende com a visita de Sofia. Abel exige que Samuel vá para a fábrica e leve Sofia para a escola. Jacques se insinua para Filipa. Sofia grava o endereço de Leo. Filipa decide ser ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.