ORGULHO DO PIB
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Emmy (Claudia Raia), Roma (Grace Gianoukas) e Agatha jovem (Bianca Bin) em Terra e Paixão
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deveria estudar o impacto de Terra e Paixão para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Afinal, Walcyr Carrasco e Thelma Guedes reduziram drasticamente a taxa de desemprego entre a classe artística --contabilizando mais de 60 participações especiais creditadas até aqui na novela das nove da Globo.
As participações não são incomuns nos folhetins, já que é necessário prender a atenção do público durante meses a fio. Uma das soluções para movimentar a trama é se livrar de um dos personagens, como no acidente de Daniel (Johnny Massaro) ou no assassinato de Agatha (Eliane Giardini).
Carrasco e Thelma preferiram apostar em novos rostos para movimentar a vida dos moradores de Nova Primavera. Luigi (Rainer Cadete), por exemplo, não teve um minuto de paz com as suas mães --a falsa, Roma (Grace Gianoukas), e a verdadeira, Emmy (Claudia Raia).
Terra e Paixão ainda conta com nomes que foram recentemente dispensados pela Globo, em sua política de dar preferência a contratos por obra.
Rafael Cardoso gravou apenas cenas de flashback como o médico que ajudou Agatha --Bianca Bin, em mais uma participação-- a fugir do marido. Eriberto Leão volta na próxima semana à emissora como Dirceu, o tio que abusou de Petra (Debora Ozório) na infância.
Outro exemplo é Daniel Rocha. O galã vai aparecer nos próximos capítulos como Natercinho, que se apaixonará por Anely (Tatá Werneck) durante as gravações do filme da Rainha Delícia.
E Lima Duarte, um dos poucos artistas a manter o contrato fixo com a Globo, igualmente vai dar as caras como o pai de Antônio (Tony Ramos).
Como uma das maiores novelas da nove dos últimos anos, Terra e Paixão exigiu bastante criatividade de Carrasco e Thelma. Com 221 capítulos previstos, os roteiristas apelaram muitas vezes para personagens descartáveis --que entram, reviram a trama e desaparecem em seguida.
Isabel (Yasmin Gomlevsky) chegou para bagunçar a vida de Aline (Barbara Reis) e acordou com a boca cheia de formigas. O mecânico Ernesto (Eucir de Souza) também teve um fim trágico, assim como o pistoleiro Sidney (Paulo Roque).
Eduardo Lago basicamente entrou na trama para assistir de camarote a um dos surtos de Petra, que o confundiu com o tio abusador. A cena terminou com um tiro no pé de Hélio.
Já Munda (Carol Romano) apareceu praticamente para chamar Ramiro (Amaury Lorenzo) de pote de requeijão e tirá-lo do armário. E nada mais.
Terra e Paixão também promoveu alívio para os concurseiros, com diversas vagas para delegados (Rafael Queiroz, Hugo Rezende) ou juízes e promotores (Marcela Muniz, Álamo Facó, Cláudio Lins).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.