FINAL ESCRITO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Irene (Gloria Pires) em Terra e Paixão: final da personagem já está traçado pelo autor
Walcyr Carrasco já tem o final de Irene (Gloria Pires) definido em Terra e Paixão. A mulher de Antônio (Tony Ramos) vai viver um romance com Luigi (Rainer Cadete) e será abandonada pelo falsário, que roubará toda a sua fortuna e fugirá para a Itália. Na reta final da história, o poderoso fazendeiro se entenderá com Caio (Cauã Reymond) e expulsará Irene, Petra (Debora Ozório) e Luigi de sua casa sem imaginar que sua mulher e seu genro estão tendo um caso.
As informações foram escritas por Walcyr Carrasco na sinopse da novela que foi entregue à Globo no dia 19 de setembro de 2022. Nesta versão, o autor detalhou alguns desfechos que pretende escrever: Petra se tornará vilã após a morte de Daniel (Johnny Massaro) e será punida por Antônio.
O Notícias da TV teve acesso a um trecho da sinopse da novela, no qual o autor revela: "Petra, finalmente, é excluída da sucessão pelo pai. Mas descobre que seu marido Luigi fugiu com Irene. É um grande choque para a deprimida Petra. Irene, porém, não se dá bem com todas as traições. Luigi rouba tudo que ela tem e parte de volta para a Itália. E, por falar nisso, nem se chama Luigi! Irene fica solitária, sem casa, sem meios, arrependida dos erros que cometeu".
A sinopse é como se fosse um resumo da história que o autor pretende contar. Nela, constam as tramas principais e paralelas, descrições dos personagens, possíveis participações especiais, em que tempo e lugar a ação se passará, cenários que precisarão ser feitos e até alguns finais propostos.
Nem todos os atores têm acesso à sinopse da novela e/ou série. Normalmente, protagonistas e estrelas do porte de Tony Ramos e Gloria Pires recebem uma versão reduzida para terem uma ideia do que será o projeto.
Certa vez, Gloria contou a esta colunista que Gilberto Braga foi a Paris lhe entregar pessoalmente a sinopse de Insensato Coração (2011) e ficou ao lado para que ela lesse e devolvesse o documento. Não queria que ninguém -- além dele próprio e dos executivos da Globo -- soubessem dos segredos da trama.
É a partir deste documento que a Globo decide aprovar ou não um projeto. Ter uma sinopse aprovada não significa que o autor precisa seguir à risca tudo o que está escrito. Mudanças são sempre aceitas; desde que seja para o bom andamento da obra, é claro. Em Amor à Vida (2013), por exemplo, César (Antônio Fagundes) morreria por volta do capítulo 100, e Carrasco deixou o personagem até o fim --ajudando na redenção de Félix (Mateus Solano).
Já na sinopse de O Outro Lado do Paraíso (2017), o novelista revelou de cara que Renato (Rafael Cardoso) -- vendido para todos como o mocinho -- era o grande vilão da história e não mudou os rumos nem com a revelação antecipada do segredo.
De forma geral, mudanças acontecem por causa da repercussão do público e a audiência. Em Travessia (2022), Gloria Perez não desenvolveu a trama da sinopse de Chiara (Jade Picon) --a jovem teria síndrome de Munchausen. A autora achou melhor não dar mais essa responsabilidade para a atriz, que foi bastante criticada no início da novela. Gloria ainda pensou em passar a trama para Guida (Alessandra Negrini), mas se enrolou e deixou a história para lá. Ficou apenas na sinopse.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.