ANÁLISE
REPRODUÇÃO/MAX
Lola (Camila Pitanga) em cena de Beleza Fatal; a novela da Max tem elementos clássicos
Enquanto Mania de Você não sai do fundo do poço nos quesitos ibope e repercussão, Beleza Fatal já chega mostrando a que veio desde o primeiro capítulo. A produção da Max se apropria de elementos importantes na construção de uma novela --coisas que estão em falta nos folhetins mais recentes da Globo, como evidencia a crise de audiência enfrentada pela emissora.
A trama exibida no streaming tem pelo menos cinco grandes vantagens em comparação com a atual novela das nove. Primeiramente, traz uma vilã do jeito que o brasileiro sempre amou odiar. Lola (Camila Pitanga) não tem papas na língua e está disposta a ofender Deus e o mundo --algo cada vez mais raro na era do politicamente correto.
Já a mocinha vingativa é muito bem construída, com todos os motivos plausíveis que ela tem para odiar a vilã sendo mostrados de cara. Outro ponto importante é que, pelo menos até o momento, Sofia (Camila Queiroz) tem agido com inteligência. O público já demonstrou várias vezes que não engole mais mocinhas burras e ingênuas como as de antigamente.
O terceiro pilar para Beleza Fatal se dar melhor do que Mania de Você é um triângulo amoroso consistente. É completamente compreensível ver Sofia (Camila Queiroz) dividida entre Gabriel (Romaní) e Alec (Breno Ferreira), enquanto Viola (Gabz) não angariou torcida nem com Mavi (Chay Suede) nem com Rudá (Nicolas Prattes).
Aliás, em poucos capítulos, Sofia e Gabriel já despontam como um casal shippável e com química --da maneira que o telespectador aprecia numa boa novela.
A outra vantagem da história criada por Raphael Montes está nas tramas paralelas, como o relacionamento abusivo de Gisela (Julia Stockler) com Rog (Marcelo Serrado), o namoro de Tomás (Murilo Rosa) com Andrea (Kiara Felippe) e o segredo do Átila (Herson Capri).
A história também traz ótimos ganchos, daqueles que fazem com que o público se morda de curiosidade para acompanhar o próximo capítulo. Além disso, por se tratar de uma novela curta, com apenas 40 capítulos, a agilidade conta a favor de Beleza Fatal.
Um folhetim da TV aberta demoraria pelo menos 50 capítulos para começar a mostrar o plano de vingança da mocinha --e outros 100 só para chegar na primeira vitória ou derrocada.
No streaming, a trama anda com mais rapidez. Em duas semanas, Sofia já vazou um vídeo íntimo de Benjamin (Caio Blat) e destruiu a festa de aniversário de Lola ao acusá-la publicamente pelo assassinato do marido.
Inclusive, a exibição do vídeo no evento da vilã trouxe o gostinho de "quero mais" que Mania de Você não conseguiu alcançar fazendo praticamente a mesma coisa durante o casamento de Mavi, quando foi exposta a gravação da morte de Molina (Rodrigo Lombardi).
O único prejuízo da produção da Max é o fato de não ser uma obra aberta, como tradicionalmente preza o formato das novelas. Assim, se houver algum tropeço no meio do caminho, não será possível consertar --se bem que Mania de Você não conseguiu reagir nem mesmo com as várias alterações ao longo dos últimos meses.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.