Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ISIS VALVERDE

Atriz roubou protagonismo de novela com choro estridente e vocabulário único

Márcio de Souza/TV GLOBO

Zezé Polessa e Isis Valverde posam sorridentes para foto nos bastidores da novela Beleza Pura (2008)

Ivete (Zezé Polessa) e Rakelli (Isis Valverde) em Beleza Pura (2008); personagem roubou a cena

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 18/2/2023 - 6h25

Há exatos 15 anos, Beleza Pura (2008) estreava na faixa das sete da Globo. A novela de Andrea Maltarolli (1962-2009) tinha Edson Celulari e Regiane Alves como protagonistas, mas foi Isis Valverde quem roubou a cena na pele da espevitada Rakelli. A manicure chamou a atenção do público com um choro escandaloso, vocabulário todo errado e ainda lançou moda com seu jeito diferente de se vestir.

A atriz foi escalada para o folhetim após se destacar como Ana do Véu em Sinhá Moça (2006). Ela acabou virando uma das personagens mais comentadas da trama, seja pelo jeito destrambelhado ou pelo figurino repleto de cores e acessórios. Tanto que os esmaltes diferentes e sandálias de salto alto da manicure inspiraram os looks de mulheres nas ruas do país.

Enquanto os personagens principais da história não cativavam muito, o núcleo da família de Ivete (Zezé Polessa) divertia o público. O choro de Rakelli parecia uma sirene e virou uma atração à parte na história.

"Eu adoro fazer o choro dela, foi uma ideia da Andrea Maltarolli. Ela escreveu no texto assim: 'e chora como uma ambulância'. Virou uma marca da personagem, eu não criei nenhuma palavra ou expressão para ela. Mas ela em si já virou uma expressão, isso é muito gratificante para mim", declarou Isis ao Vídeo Show (1983-2019) na época.

A atriz também deu uma aula e entregou o truque: "Você começa baixo, tenta em casa". O programa promoveu até um concurso nos bastidores da Globo para que os artistas tentassem imitar o choro de Rakelli. Monique Alfradique, Bianca Comparato, Rodrigo Fagundes, Anna Sophia Folch, Ariela Massoti e Gustavo Leão se arriscaram.

A manicure também ficou marcada pelos constantes erros de português e jeito diferenciado de falar. Ela transformou décimo segundo em "dôzimo", e avestruz virou "avescruz". Além disso, soltou pérolas como: "O ser vivo é dividido em três reinos: animal, vegetal e mineral. A pedra é como a água de garrafa, é mineral".

Rakelli sonhava em ser dançarina do programa Caldeirão do Huck (2000-2021) e chegou a participar de um concurso fictício no programa.

Isis Valverde recebeu prêmios pela atuação em Beleza Pura. Foi eleita melhor atriz coadjuvante pelo Prêmio Extra de Televisão, atriz favorita no Meus Prêmios Nick 2008, revelação como Personalidade do Ano - IstoÉ Gente e atriz coadjuvante no Prêmio Minha Novela, da Editora Abril.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.