ANDRÉ LUIZ FRAMBACH
FOTOS: BEATRIZ DAMY/TV GLOBO
André Luiz Frambach como Elias em No Rancho Fundo; ele fala sobre o papel e a carreira em entrevista
O papel de Elias Crisóstomo, o novo galã de No Rancho Fundo, não custou apenas uma drástica mudança física para o ator André Luiz Frambach --que colocou aplique no cabelo e deixou a barba crescer. O artista precisou sair de sua zona de conforto tanto para interpretar um personagem de um universo completamente diferente do dele, quanto pelo fato de o roceiro entrar numa história com mocinhos e vilões bem delimitados.
A essa altura da novela das seis da Globo, o público já sabe quem amar e quem odiar. E o roceiro vem justamente para quebrar essas fronteiras. "É um personagem totalmente desconhecido, ninguém sabe de onde ele veio, ninguém sabe quem é, qual é a verdadeira intenção dele, qual a personalidade dele. Acho que é por isso que resolveram trazer o Elias, para poder realmente balançar as estruturas todas da história", diz Frambach, em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.
O próprio intérprete não consegue definir bem seu novo personagem. "A única coisa que eu posso dizer sobre Elias é que ele é um personagem muito real, com muitos sentimentos e muito rico, no que está previsto para a história dele", afirma. "Elias é muito batalhador na vida, e sozinho ao mesmo tempo. Se eu falar mais do que isso, vou estar dando spoiler", completa, rindo.
O personagem vai dar as caras na trama na segunda (7), interessado na escola que Benvinda (Dandara Queiroz) fundou na região. Ele, aliás, formará um par romântico com a mocinha --e Frambach considera a atriz uma "parceira incrível", que tem o auxiliado nos bastidores. "O bonde já está andando, mas eu me senti tão acolhido que é como se eu já estivesse fazendo parte desse bonde desde lá de trás", define.
Os dois terão pouco mais de 20 capítulos para encantar o público a ponto de fazê-lo torcer pelo casal. Por mais que o tempo seja curto, o intérprete está aproveitando o papel. Um dos motivos é justamente a diferença entre ele e Elias --para quem precisou ajustar até seu modo de falar. O personagem também lhe permitiu resgatar suas vivências no Nordeste durante a infância.
"Apesar de eu ser nascido e criado em Niterói e frequentar muito o Rio de Janeiro, quando era molequinho viajei para Pernambuco, para Salvador [BA]... Eu sou apaixonado por este universo, em como as pessoas são batalhadoras, são guerreiras e são felizes, estão sempre com um sorriso no rosto, com uma energia tão positiva", diz.
Ele também está motivado com a possibilidade de trabalhar "com a terra e com os animais", assim como acontece no universo que a trama retrata. É uma experiência bem diferente de seus personagens mais recentes, como o mauricinho Rico, um dos protagonistas de Cara e Coragem (2022).
Elias e Benvinda (Dandara Queiroz) em No Rancho Fundo
Apesar de definir Cara e Coragem como um marco importante da sua carreira, o ator não hierarquiza seus personagens --e não coloca Rico acima de Elias, apesar de ter gravado muito mais cenas para a novela das sete.
"Eu acho que a pressão foi igual a de sempre, da mesma forma que o acolhimento foi igual o de sempre, da mesma forma que o meu estudo, a minha dedicação e a minha intensidade para criar e para interpretar esse personagem foram iguais as de sempre. Então, em cada projeto que eu entro, eu encaro aquele personagem como protagonista", diz.
Independentemente se eu vou ter uma fala, se eu vou ter dez falas, se eu vou aparecer em todos os capítulos, ou se eu vou aparecer em 20, em 30, em 50... Não importa. Todos os meus personagens são protagonistas para mim, e eu tenho um amor enorme em fazer cada um deles.
Elias também marca o retorno de Frambach para as 18h --sua última expedição no horário foi Éramos Seis (2019), que teve fim às pressas por causa da pandemia de Covid-19. O ator, porém, não se prende às faixas.
"Eu acho que cada horário tem uma linguagem, e que o público se encanta por isso. Então, cada horário tem uma forma que a gente interpreta, que a gente mostra a realidade daquela história", afirma.
Para além da TV, o ator está dedicado a dois filmes, que produz ao lado da mulher, Larissa Manoela. A atriz, aliás, costuma ajudá-lo nos estudos --tanto para a atual novela das seis quanto para outros projetos.
"Eu e a Larissa nos apoiamos sempre, desde lá atrás, como parceiros de cena, quando a gente se conheceu em Modo Avião [2020], e anos depois como parceiros de vida, quando a gente começou a se relacionar, Eu a apoiava na novela dela, ela me apoiava sempre na minha novela, e aí a vida foi nos unindo, a gente casou. Hoje somos marido e mulher, e a gente se apoia demais nas escolhas um do outro", diz.
Segundo ele, essa parceria se estende também para a versão donos de casa. "A gente troca muito essa energia, essa vibração positiva, os estudos e a dedicação que a gente tem. Somos muito parecidos em relação à nossa intensidade, ao nosso estudo, ao nosso ofício, que a gente ama muito. É muito bom poder ter uma parceira de vida como a Larissa", arremata.
Apesar dos trabalhos já engatilhados, ele não descarta integrar o elenco de mais alguma produção --desde que ela faça sentido com a sua carreira. "O que for bacana para minha trajetória, vou agarrar com unhas e dentes e querer fazer com o maior prazer do mundo", finaliza o ator.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela No Rancho Fundo.
Escrita por Mario Teixeira, No Rancho Fundo se passa dez anos após os eventos de Mar do Sertão (2022). A trama será substituída em novembro por Garota do Momento, novela de Alessandra Poggi protagonizada por Duda Santos e Pedro Novaes.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de No Rancho Fundo: Capítulos da novela das seis da Globo - 30/10 a 2/11
Quarta, 30/10 (Capítulo 169)
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.