RICARDO PETRAGLIA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Mohammed Abdullah: ator conhecido como Ricardo Petraglia também atuou em A Viagem (1994)
Longe das novelas há uma década, Ricardo Petraglia vive hoje uma vida completamente diferente daquela dos tempos de estúdio. Aos 74 anos, o ator se afastou da televisão, mudou de nome e escolheu a reclusão em um sítio em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ao lado da mulher, Marília, e de três cachorros, ele agora se chama Mohammed Abdullah e leva uma rotina pacata.
A última novela de Petraglia foi Os Dez Mandamentos, exibida pela Record em 2015. Atualmente, ele está de volta em dose dupla na Globo, nas reprises de A Viagem (1994), em que vive Diogo, e de História de Amor (1995), em que interpreta o enfermeiro Xavier.
O papel na segunda, aliás, só veio depois de um encontro inesperado com Manoel Carlos, autor da novela e amigo de infância da sua família. O convite surgiu durante uma conversa informal e acabou marcando sua volta à televisão naquele período.
Apesar do carinho pelo personagem, Petraglia está aposentado. Já não tem disposição para lidar com os bastidores da TV, que considera cansativos e muitas vezes marcados por autoritarismo. Uma proposta muito vantajosa financeiramente até poderia fazê-lo reconsiderar sua decisão, mas com várias exigências envolvidas --algo que ele vê como improvável.
Além de se distanciar da atuação, Mohammed passou a se dedicar a causas que considera importantes. Um dos temas que mais defende é a descriminalização da maconha. "Se Deus fez a planta, quem somos nós para criticar a obra?", indagou, em entrevista ao jornal O Globo.
Para ele, a planta deve ser respeitada como criação divina e usada livremente, não apenas para fins medicinais. O ator nunca escondeu que usava a substância, mesmo nos bastidores da TV, desde o início de sua trajetória no teatro, nos anos 1970.
Em 2023, ele passou por uma transformação espiritual. Durante uma viagem para a Ásia, teve contato direto com o islamismo e decidiu se converter. A partir dali, adotou o novo nome: Mohammed Abdullah.
"Fui para o Paquistão em março do ano passado. Lá, me encontrei com a fé muçulmana. Me converti ao islamismo. Adotei o nome de Mohammed Abdullah, que foi sugerido por um grande amigo meu, uma espécie de padrinho nesta nova jornada", afirmou ele.
A reprise de História de Amor reacendeu lembranças e elogios ao seu trabalho, mas também trouxe à tona um desconforto antigo com a Globo. Em 2022, ele criticou a emissora por disponibilizar a novela no catálogo do Globoplay sem o devido pagamento de direitos de imagem aos atores. Apesar disso, o ator afirma que prefere não alimentar ressentimentos.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.