INTÉRPRETE DE TÉO
LOURIVAL RIBEIRO/SBT
Maurício Mattar no The Noite, no SBT: ator interpretou Téo no remake de 1994 de A Viagem
Maurício Mattar relembrou os bastidores de A Viagem (1994), um de seus maiores sucessos na Globo, e revelou que parte do elenco teve experiências espirituais durante as gravações da novela. Os atores tiveram uma oficina sobre o espiritismo e chegavam a fazer orações para "pedir permissão" para gravar nos estúdios.
Apesar de nunca ter tido uma experiência espírita, o ator relatou que seus colegas de elenco presenciaram as situações sobrenaturais. "Era a primeira vez que estavam tocando nisso na televisão de forma bem séria", contou ele em entrevista ao The Noite, no SBT.
"Tínhamos estudos com alguns médiuns... Dependendo dos atores, alguns tiveram experiências espirituais. Eu não tive, mas voltava com muita dor de cabeça", acrescentou o ator, intérprete de Téo no remake da Globo.
O ator destacou a importância do trabalho na trama espírita escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995). "Essa novela dava um pouco de trabalho porque mexia com uma história espírita", explicou.
Durante sua carreira na Globo, Mattar participou de mais de 30 produções e considera que a emissora vivia um momento de ouro. "A escrita era outra, o elenco era outro e o entretenimento era familiar. A preocupação era essa", opinou.
Christiane Torloni, protagonista da novela, viveu situações que considera sobrenaturais. Durante as gravações, ela morava sozinha em um apartamento onde os botões de alarme dos quartos acionavam sinais sozinhos durante a madrugada. "A casa não ficava em paz. Apitava 'quarto 1', 'quarto 2'. Eu nunca fui impressionável, mas aquilo não me deixava dormir", revelou em entrevista ao Conversa com Bial.
Incomodada, a atriz procurou o diretor Wolf Maya e sugeriu que a equipe fizesse uma oração para "pedir permissão" antes de seguir com o trabalho. Segundo ela, os fenômenos cessaram após esse momento de espiritualidade. Torloni também contou que passou a receber cartas psicografadas de fãs, com mensagens de apoio: "Diziam que esse trabalho precisava ser feito e que estávamos acalmando as pessoas".
Lucinha Lins, que interpretou Estela, irmã de Diná na trama, relatou uma conexão especial com Christiane. Em uma das cenas mais emocionantes, durante a cremação do personagem Guilherme, uma borboleta pousou no caixão em pleno estúdio fechado, o que comoveu a todos. "Era como uma luz, uma proteção para a Christiane naquela cena", contou Lucinha em uma live.
As atrizes também relataram momentos de telepatia em cena. Segundo Lucinha, havia trocas de falas improvisadas que pareciam combinadas, mesmo sem estarem no roteiro. "Nós conversávamos e respondíamos uma à outra. Não sei explicar isso direito, mas aconteceu algumas vezes", afirmou ela ao Gshow.
A Viagem vai entrar no lugar da reprise de Tieta na Globo. A trama, que aborda reencarnação, vida após a morte e justiça divina, foi um fenômeno de audiência em 1994 e já teve outras reprises de sucesso.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.