Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PAULA BARBOSA

Após cena de abuso em Pantanal, atriz foi procurada por vítimas: 'Culpadas'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Paula Barbosa como Zefa em Pantanal; ela está olhando para o lado com cara de choro

Zefa (Paula Barbosa) em Pantanal; personagem foi assediada por Renato (Gabriel Santana)

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 24/9/2022 - 10h51

Zefa (Paula Barbosa) foi abusada por Renato (Gabriel Santana) nos últimos capítulos de Pantanal. A intérprete da personagem da novela das nove da Globo contou que após a cena ir ao ar, ela foi procurada por vítimas de abuso. "Demoraram muito para entender, sentindo-se culpadas por isso", revelou a atriz.

De acordo com Paula, o debate sobre o assédio marcou um novo momento para a empregada doméstica da trama, que até então era apresentada ao público somente pela veia cômica. Com o ocorrido, a atriz afirma ter recebido relatos de mulheres que se identificaram com a jovem.

"Recebi alguns depoimentos, e os que mais mexeram comigo foram de pessoas que viveram relacionamentos abusivos e que demoraram muito para entender, sentindo-se culpadas por isso. Porque na cena com o Renato, ela é abusada em vários momentos. Mas a cena que de fato foi de destaque foi quando ela estava limpando e ele puxou a camisa dela", disse Paula em entrevista ao podcast Papo de Novela.

A atriz confessou, ainda, que também foi procurada por mulheres que tentaram minimizar a ação do filho de Tenório (Murilo Benício) e criticou esta postura:

Infelizmente, algumas mulheres falaram como se fosse só aquele momento: [...] 'Ele só encostou nela.' É revoltante pra gente, como mulher! Se mulheres ainda pensam assim, que dirá os homens que se sentem nesse direito. E se a pessoa se sente no direito de tocar, é porque já cruzou há muito tempo a linha. O abuso acontece muito antes do toque."

Ainda durante o podcast, Paula alertou mulheres que passam ou passaram pela mesma experiência de Zefa com Renato. "A partir do momento que você se sente incomodada com alguma coisa, é um sinal. Seja qual for, mesmo que seja mínimo. 'Ah, ele tá fazendo isso porque me ama, mas eu me sinto incomodada.' Então, alguma coisa tá errada, não tá legal e tá passando de algum limite", observou a atriz.

Ela explicou que frequentemente orienta as mulheres para prestarem atenção nos primeiros sinais. "É o que falo para quem conheço: está te incomodando e te tirando do lugar do conforto? Então tá errado! O cara que você convive e que diz que te ama é a pessoa que mais tem que te deixar à vontade no mundo. Se você não está, algo tá errado".

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Em outubro, a emissora vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#115 - Zefa come o pão que o cramulhão amassou em Pantanal!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.