ANTONIO PITANGA
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Vitório (Antônio Pitanga) em foto de divulgação de Amor Perfeito; ele encantará protagonista
Um novo personagem surgirá no capítulo 100 de Amor Perfeito, juntando-se ao núcleo da Irmandade dos Clérigos de São Jacinto. Trata-se do frei Vitório, vivido por Antônio Pitanga. Ele aparecerá depois de um período extenso em Angola, onde estava em uma missão. O religioso contará tradições culturais do local para Marcelino (Levi Asaf), que ficará encantado na novela das seis da Globo.
O menino não se cansará de ouvir as histórias do recém-chegado sobre o país africano. Mesmo os momentos em que ele mencionará Três Pontas, cidade mineira onde trabalhava antes da aventura, chamarão a atenção da criança.
Depois de tanto trabalho, o homem vai querer mesmo é descansar. Será isso que ele vai fazer na Irmandade, que serve como retiro para sacerdotes mais velhos. Quem o encontrará será o próprio Marcelino, após avistar um objeto inusitado no saguão.
“O que essa mala tá fazendo aqui?”, questionará ele, quando chegar em casa após a inauguração do cinema de Érico (Carmo Dalla Vecchia). Ele sairá andando pela casa e se deparará com uma série de objetos estranhos a ele, como instrumentos musicais angolanos. Em determinado momento, ele dará de cara com o próprio Vitório. O homem estará usando uma máscara e dará um susto no pequeno.
O personagem de Levi Asaf sairá correndo, e o recém-chegado cairá na risada. Ele tirará a máscara e se apresentará. Marcelino devolverá os cumprimentos e começará a fazer o que faz de melhor: explorar.
Ele perguntará o que são o kissange e a marimba, e Vitório explicará que são instrumentos musicais utilizados em cerimônias religiosas. "Na África, já rezei muitas missas ao som deles", lembrará ele.
Depois, será a vez das máscaras, "É pro Carnaval?", insistirá a criança, confusa. "Não, Marcelino. Essa é uma ndemba, só os homens podem usá-las”, explicará ele, que ainda mostrará a mwana pwo, a que é feita às mulheres. "Uau, será que um dia eu posso usar aquela máscara e a Aninha pode usar essa?”, questionará o pequeno. "Antes, você precisa saber o significado dos rituais e como elas devem ser usadas."
O próprio Vitório teve de aprender detalhes sobre a cultura das tribos nômades macubais, subgrupo dos povos hereros do sul de Angola, para quem ele distribuía alimentos e apoio nesse período.
Novela de Duca Rachid e Júlio Fischer, escrita também por Elísio Lopes Jr., Amor Perfeito é exibida desde março, e o último capítulo está previsto para ir ao ar em 22 de setembro. A trama será substituída pelo remake de Elas por Elas (1982).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Amor Perfeito e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Amor Perfeito: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 23/9
Terça, 19/9 (Capítulo 158)
Sônia explica sua história para Orlando e Marê, que afirma não saber se poderá perdoar a moça. Cândida se culpa pelo mau comportamento de Gaspar. Sílvio se muda de casa. Tânia diz a Justino que deseja ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.