INTERPRETA TÂNIA
LÉO ROSÁRIO/TV GLOBO
Aline Borges interpreta Tânia em Dona de Mim; atriz diz que vilã é raiz e não deve se redimir
A atriz Aline Borges está vivendo em Dona de Mim um dos papéis mais provocativos de sua carreira. Ela interpreta Tânia, uma vilã "raiz" que rompe com padrões tradicionais de comportamento feminino e desafia a audiência com suas escolhas sem pudor. "Ela gosta do Jaques [Marcello Novaes], é apaixonada por ele, mas vai trair o marido sem dó nem piedade", afirma Aline, entre risos.
"E o curioso é que, quando ela souber que está sendo traída, ela não vai gostar nem um pouco", adianta a intérprete. Esta é a primeira vez que a artista assume uma antagonista em uma novela. Antes disso, ela interpretou uma vilã bem diferente na série Arcanjo Renegado, do Globoplay.
"Lá era outra pegada, mais documental, mais densa. Já Dona de Mim tem uma leveza, uma quase comédia, e estou me divertindo fazendo coisas que na vida eu não faço, como viver um triângulo amoroso e ser bem dona de mim. É um lugar completamente novo e delicioso."
Na trama, Tânia tem um casamento quase aberto com Jaques. Segundo Aline, os dois sabem que não são fiéis. "Eles fazem vista grossa. Ela sabe que ele está dando os pulos dele, e ele também sabe. Mas o acordo é não esfregar na cara. Quando isso acontece, ela roda a baiana", revela Aline.
"Tânia tem um lado bagaceira que ela esconde", completa a artista. A personagem também desafia estereótipos femininos ao verbalizar que não quer ter filhos --escolha que não é fruto de traumas, mas de uma convicção.
"Ela diz com todas as letras que ainda bem que nunca teve filho, como se fosse um fardo", diz a atriz, que continua:
É bem distante da minha realidade. Eu sou mãe da Nina, de 13 anos, e teria mais se pudesse. Mas acho importante mostrar essa mulher que escolheu não ser mãe e está tudo certo. A Rosane [Svartman, autora da novela] traz isso com muita consciência.
Além de provocar o público com sua postura incendiária, Tânia também expõe contradições. Ela é assistente social, trabalhou durante anos em ONGs, mas se mostra cada vez mais cética e individualista.
"Ela cansou de ver o rico ficando mais rico e o pobre mais pobre. Chega uma hora que ela pensa: 'A minha fatia do bolo não vai cair no meu colo, vou conquistar do meu jeito'", explica Aline.
"Ela decide roubar aquela família branca da qual se sentia próxima. É um rompimento ético e emocional", antecipa Aline, referindo-se aos parentes do marido.
A atriz também celebra o tom empoderado e feminino da novela protagonizada por Clara Moneke. "É muito bonito porque a Clara não vive uma mocinha perfeita. A Rosane construiu uma personagem humana, que erra, que tem medo, mas que está em busca de sua verdade e potência", elogia.
"A novela é um espaço para muitas mulheres se verem, se reconhecerem", observa. A intérprete destaca ainda a importância da diversidade e da representatividade na novela.
"A Rosane tem um olhar democrático, quer falar para o povo. Ter personagens com deficiência, como o Pedro Fernandes, é essencial. Eles precisam se ver ali também e pensar: 'Eu posso sonhar, é possível'", conclui.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim
Dona de Mim é ambientada principalmente no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, ficam a fábrica de Abel e as casas dos mocinhos da história, Leona (Clara Moneke) e Marlon (Humberto Morais).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 7 a 17/5
Terça, 6/5 (Capítulo 8)
Marlon retoma a luta e expõe a sabotagem de Carlos. Leo não conta para Stephany que foi demitida. Samuel decide ligar para Leo, mas não consegue falar com ela. Marlon se aconselha com Alan. Samuel se ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.