Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FAVORITA DO REI

Abisague teve filhos com Salomão em Reis? Bíblia traz resposta surpreendente

REPRODUÇÃO/RECORD

A atriz Barbara França caracterizada como Abisague em cena de Reis

Abisague (Barbara França) em Reis; personagem é citada na Bíblia como concubina de monarca

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 16/10/2023 - 21h00

Abisague (Barbara França) é o grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis. Ela realmente é citada na Bíblia Cristã como uma das concubinas mais próximas de Davi (Petrônio Gontijo), passando a acompanhar o filho dele após a sua morte. Os textos sagrados, porém, não trazem registros sobre a sua descendência.

Para facilitar o entendimento do público, a Record juntou novamente Barbara e Dellorto. Eles roubaram a cena como Fernanda e Pedro Antônio em Amor Sem Igual (2021), chegando até mesmo a ofuscar os protagonistas Angélica/Poderosa (Day Mesquita) e Miguel (Rafael Sardão).

A emissora repetiu a dose ao escalá-los para Gênesis (2021), em que viveram Rebeca e Isaque na juventude em A Jornada de Abraão. Os papéis foram passados a Martha Mellinger e Henrique Pagnocelli na fase posterior --focada em Jacó (Miguel Coelho/Petrônio Gontijo).

O folhetim de Cristiane Cardoso já mostrou o arco principal de Abisague, em que foi escolhida entre todas as jovens virgens do Reino de Israel para cuidar de Davi. Ele, já bastante idoso, não a "conheceu" --indicando que não havia qualquer relação sexual.

Ela foi posteriormente disputada por Adonias (Brunno Daltro), que desafiou a autoridade de Salomão para trazê-la ao seu harém. O nobre viu o gesto do irmão como uma provocação e mandou executá-lo.

Abisague teve filhos?

De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.

Quem é o filho de Salomão?

O livro de Crônicas aponta que Roboão foi o "filho favorito" de Salomão, que nasceu a partir da relação dele com Naamá (Ingrid Conte). Ele vai sofrer com as escolhas do pai, perdendo o trono de Israel --reinando apenas sobre as tribos de Benjamim e Ju.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 29 a 31/5

Quarta, 29/5 (Capítulo 322)
Em uma cerimônia diante das personalidades do reino, Roboão apresenta seu filho com Maaca, Abias. Se sentindo ameaçado, Jeroboão faz uma proposta perigosa aos governadores. Quinta, 30/5 (Capítulo 323)
O resumo não foi divulgado até a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.